União para salvar a represa Billings


17/04/2015 10:29 | Da assessoria do deputado Luiz Fernando

Compartilhar:


Com o auditório Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa lotado, foi lançada nesta quarta-feira, 15/4, a Frente Parlamentar em Defesa da Recuperação da Qualidade da Água da Represa Billings, coordenada pelos deputados petistas Luiz Fernando, Ana do Carmo, Luiz Turco e Barba.

Estiveram presentes a engenheira ambiental, Paula Ciminelli, e a bióloga Marta Marcondes, que passaram dados técnicos importantes para a compreensão da atual situação da represa.

A frente tem a finalidade de unir forças para salvar o maior e mais importante reservatório de água da Região Metropolitana de São Paulo, totalmente poluído por causa do despejo de esgotos domésticos, industriais, metais pesados e outros. A Billings tem aproximadamente 100 km² e sua bacia hidrográfica estende-se por mais de 582 km², nos municípios de Ribeirão Pires, Diadema, Rio Grande da Serra, Santo André, São Paulo e São Bernardo do Campo.

Luiz Fernando disse que a poluição da represa é um problema de muitos anos, que resultou numa grande perda para a população. Lembrou que no passado a área era utilizada para a pesca, o que já não é mais possível.

Explicou que a frente foi criada com o objetivo de defender este patrimônio público que clama por socorro. "Não vamos medir esforços para buscar medidas que resolvam este problema e cobrar as devidas ações do Governo do Estado de São Paulo, que mais uma vez tem mostrado o descaso com questões que favorecem o nosso povo."

lfernando@al.sp.gov.br

alesp