Simpósio internacional sobre crise hídrica


17/04/2015 17:43 | Da assessoria do deputado Chico Sardelli

Compartilhar:


Chico Sardelli (PV) preside, no próximo dia 22/4, na Assembleia Legislativa, o Simpósio Internacional Recuperágua " Conservação, Gestão e Recuperação da Água. O evento é promovido com apoio do Inadem (Instituto Nacional para o Desenvolvimento dos Municípios) e terá a presença de autoridades e técnicos do Brasil e do exterior para discutir alternativas técnicas e políticas em relação ao problema da escassez da água.

Sardelli será o presidente do simpósio por ter criado na Alesp o Comitê de Estudos da Situação Hídrica no Estado, coordenado agora pelo deputado Edson Giriboni (PV). Entre as autoridades confirmadas estão o secretário estadual de Recursos Hídricos e presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo, e o presidente do Inadem, Edson Onishi.

Vários temas serão abordados durante o evento, envolvendo desde o panorama hidrológico do Estado, o uso múltiplo das águas, reuso do esgoto e produção de água potável (experiência europeia com técnico da Espanha), experiência latino-americana na melhoria da gestão do sistema de saneamento (com técnico da Colômbia), perdas nas redes urbanas de água (com técnico da Sabesp), gestão dos sistemas de saneamento básico, entre outros.

"A escassez de água é uma grande preocupação em nosso Estado e não pode sair da pauta de discussões. O simpósio pretende debater alternativas para continuarmos a ter água potável. Além disso, colaborar com prefeitos, vereadores e demais agentes municipais para que tomem a melhor decisão na gestão da água e saneamento básico em seus municípios", comentou Sardelli.

chicosardelli@al.sp.gov.br

alesp