Da Tribuna


22/04/2015 19:06 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


LECI BRANDÃO - Informa a realização de audiência pública, no Conselho Nacional de Cultura. Fala da revisão do Plano Nacional de Cultura. Cita projeto, de sua autoria, intitulado Cultura Viva. Lê e comenta texto a ilustrar o conteúdo da referida lei. Agradece a solidariedade de parlamentares por agressão que sofrera. Faz referências à greve dos professores.

CARLOS GIANNAZI - Lamenta que o secretário estadual de Educação, bem como o governador Geraldo Alckmin, não tenham aberto negociações com o professorado em greve. Solicita o envio a esta Casa de projeto sobre a categoria. Considera que este Legislativo não cumpre o seu papel constitucional e regimental. Repudia o cartel no âmbito dos transportes metropolitanos. Informa denúncia contra Renato Rangel Damasceno. Questiona a não instalação de determinadas CPIs nesta Casa, fato que atribuiu à base governista. Combate autoridades que não compareceram a este Parlamento para esclarecimentos.

CORONEL TELHADA - Relata episódio, ocorrido nesse final de semana, em que seu assessor, sargento Rodolfo, sofreu tentativa de assalto, do qual deu cabo da situação. Informa que, dia 20/4, o cabo Márcio Cesar Gomes, da cidade de Assis, foi assassinado durante perseguição a criminoso. Acrescenta que o policial tinha 39 anos de idade e 16 de serviço. Repudia a morte de policiais civis e militares. Argumenta que "todos somos vítimas da violência". Apresenta sugestões sobre a segurança pública. Cita a responsabilidade maior dos policiais quanto à segurança. Solicita que seja prestado um minuto de silêncio em memória do policial falecido.

CORONEL CAMILO - Dá continuidade à manifestação do deputado Coronel Telhada. Endossa a redução da maioridade penal e justifica. Tece considerações sobre a ordem urbana. Faz projetar matérias jornalísticas sobre os chamados "pancadões". Cita leis municipais, bem como projeto de lei, de sua autoria, sobre o assunto. Pede o apoio de parlamentares sobre o assunto. Faz refexão sobre a oportunidade nas ações criminosas.

WELSON GASPARINI - Defende modificações na política e administração pública, ao propor descentralização dos recursos federais. Recorda declarações de Franco Montoro, de que o cidadão mora no município. Lembra as dificuldades burocráticas para a concretização de obras. Sugere ação mais direta através dos prefeitos. Recorda sua gestão como presidente da Associação Brasileira dos Municípios. Elogia o senador Álvaro Dias, do Paraná, que defende a redução do número de senadores de três para dois, bem coma a diminuição em 20% no número dos 513 deputados federais, medida que este orador, propõe para esta Casa, sem prejuízo da representatividade.

PROFESSOR AURIEL - Tece considerações sobre a segurança pública. Enfatiza a sua atuação com professor público. Cita problemas na saúde, especialmente, quanto à dengue e abastecimento da água. Propõe avanços nas negociações com o magistério. Lembra a sua atuação como vereador em Guarulhos. Recorda as várias necessidades dos educadores. Combate o valor do vale-refeição da categoria. Endossa a causa de professores, em manifestação nas galerias.

JOÃO PAULO RILLO - Pelo art.82, comenta a autuação de professor grevista, supostamente por depredação do patrimônio público. Argumenta que acompanhará o desfecho do caso. Lembra o compromisso assumido pela Presidência em articular o diálogo entre os grevistas e o governo.

PROFESSOR AURIEL - Para comunicação, faz menção à quebra de vidro, em dependência desta Casa. Afirma que acompanhará o professor autuado à delegacia. Lamentou a não permissão de entrada de parte dos grevistas, neste Parlamento, hoje.

alesp