Proibição de uso de som automotivo nas vias públicas


29/04/2015 17:00 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:


O deputado Enio Tatto (PT) encaminhou ao governo estadual pedido de proibição do funcionamento de equipamentos de som automotivos nas vias, praças, avenidas e demais logradouros públicos do Estado de São Paulo. "A população tem convivido conflituosamente com o ruído produzido pelos sons dos carros, principalmente pela altura que eles atingem", justifica o parlamentar.

Para Enio Tatto, é de fundamental importância disciplinar o comportamento de motoristas que, ao instalarem em seus carros equipamentos de som de alta potência, não se atentam em utilizá-los de forma a não interferir na qualidade de vida dos demais cidadãos.

"A poluição sonora, segundo estudos, gera irreversíveis danos a quem fica em contato direto com um som muito alto. O som alto, indesejado ou desagradável, é uma forma grave de agressão ao ser humano e ao meio ambiente". Segundo ele, "ignorar seus riscos é um erro, pois a exposição contínua acentua os efeitos nocivos à saúde".

O parlamentar lembra que com o aumento da frota veicular e dos constantes lançamentos no mercado de som automotivo, o que deveria ser apenas um lazer acabou se tornando uma disputa entre grupos sociais, principalmente entre os jovens. "Infelizmente, quando não há racionalidade e bom senso no uso destes equipamentos e ainda quando o respeito aos demais cidadãos são ignorados, faz-se necessária a intervenção dos órgãos públicos, inclusive prevendo multas", destaca Enio Tatto, também 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp