Da Tribuna


05/05/2015 20:01 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


CARLOS GIANNAZI - Diz que a Educação está de luto no Brasil. Lembra o "massacre" moral e físico dos professores no Paraná na semana passada. Cita o artigo "Não seja professor", de Vladimir Safatle na "Folha de S. Paulo. Informa que a greve em São Paulo já dura 52 dias. Repudia a ação do governador Geraldo Alckmin contra os professores que estão se manifestando em rodovias. Critica a decisão do Tribunal de Justiça autorizando o desconto do ponto dos professores em greve. Ressalta a culpa desta Casa, que aprovou vários projetos contra o Magistério.

LECI BRANDÃO - Agradece a deputada Ana do Carmo pela instituição do Dia Estadual do DJ, que beneficiará 30 mil profissionais. Destaca o funk como um dos movimentos culturais mais significativos do País. Lembra projetos de lei, de sua autoria, que instituem o funk como movimento cultural de caráter popular e o Dia Estadual do funk de São Paulo. Menciona a Semana Estadual do Hip Hop. Saúda a deputada Beth Sahão, que realizou ontem audiência pública para discutir a maioridade penal. Parabeniza todos os DJs do Estado. Cumprimenta o deputado Carlos Giannazi, presente diariamente na tribuna desta Casa. Pede o diálogo com os professores e a sensibilidade do governador. Demonstra seu apoio a Apeoesp.

LUIZ CARLOS GONDIM - Exibe fotos das condições do Hospital Luzia de Pinho Melo. Informa que está colhendo assinaturas para a abertura de CPI a respeito do assunto. Ressalta que o objetivo da CPI era o de verificar o atraso no tratamento dos casos de câncer do hospital. Menciona a falta de condições no atendimento de pacientes no local. Pede que a população seja atendida. Cita dados da "Folha de S. Paulo", que disse ter 400 mil casos de dengue em São Paulo. Destaca a necessidade de uma visita surpresa ao Hospital Luzia de Pinho Melo pela Comissão de Saúde desta Casa.

MAURO BRAGATO - Parabeniza a ação do procurador da República Luis Roberto Gomes pela execução do acordo judicial firmado em 2011 contra a ALL, responsável pela administração da malha ferroviária no Oeste Paulista. Ressalta o abandono dos trechos de Presidente Epitácio e região. Menciona que o procurador virá a esta Casa para que possa fazer uma exposição do assunto. Diz que a ALL é uma empresa com 30% do capital do BNDES, falida e que investe pouco, desrespeitando também a legislação. Comunica aos cidadãos de Assis que o serviço de oncologia e da UTI pediátrica do hospital da cidade não será desativado, como havia sido divulgado pela oposição.

LÉO OLIVEIRA - Presta homenagem a Corporação dos Bombeiros. Destaca a atuação dos bombeiros de Ribeirão Preto, que ontem comemoraram 100 anos de existência. Ressalta as ações importantes no salvamento de vidas e na diminuição de tragédias. Lembra fatos marcantes ocorridos na cidade de Ribeirão Preto. Mostra estatísticas de 2014, com números dos trabalhos dos bombeiros. Agradece o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Transportes pelo início da duplicação da Rodovia Maurílio Biagi.

ANALICE FERNANDES - Apoia o pronunciamento do deputado Luiz Carlos Gondim sobre o Hospital Luzia de Pinho Melo. Parabeniza o secretário da Saúde David Uip pela sua atuação. Informa que o mesmo visitou a bancada do PSDB nesta Casa, mostrando todos os investimentos realizados pelo Governo na Saúde. Ressalta a falta de investimentos do governo federal no Estado de São Paulo. Pede que os repasses para São Paulo sejam efetivamente realizados. Solicita que o deputado Luiz Carlos Gondim acompanhe de perto o trabalho da prefeitura de Mogi das Cruzes.

ABELARDO CAMARINHA - Exibe notícia na qual Carlos Lupi, aliado da presidente Dilma Roussef, disse que o PT exagerou no roubo. Comenta o pronunciamento do deputado Mauro Bragato sobre a ALL e o abandono do transporte de passageiros, de cargas e de diversas obras. Informa que a ALL tem hoje três mil caminhões e que não tem interesse em consertar as estradas. Informa que o governo federal aplica 4% na Educação Superior, que está hoje sucateada. Menciona o investimento de 30% na Educação do governo estadual. Mostra a revista Veja, na qual Marta Suplicy disse que o PT traiu os brasileiros.

CORONEL TELHADA - Diz que ficará atento aos comentários a respeito de Segurança Pública nesta Casa. Discorre sobre a greve dos professores no Paraná. Considera que os mesmos não eram somente professores, mas que havia criminosos no local. Cita o artigo do jornal "O Estado de S. Paulo", de 1º de maio, sobre as lições de selvageria. Lê trechos de entrevista com o secretário de Segurança Pública do Paraná, com a qual ficou indignado. Afirma que o secretário tinha obrigação de defender a polícia.

EDSON GIRIBONI - Cumprimenta o senador José Serra pela apresentação de projeto que melhora a representatividade política de deputados e vereadores. Menciona a demanda da população pelo voto distrital. Informa que o projeto de José Serra de voto distrital será para as cidades com população acima de 200 mil habitantes. Diz que haverá aproximação da população com os políticos, que passarão a ter obrigação com a região que o elegeu. Cita a falta de investimento no transporte ferroviário no País e de política competente de logística de transporte.

CORONEL TELHADA - Comenta conflito ocorrido entre professores e policiais militares no Paraná. Repudia atos de vandalismo por parte dos manifestantes. Manifesta-se contra posicionamento do secretário de Segurança Pública do Paraná, Fernando Francischini, e do presidente do PSDB no mesmo Estado, Valdir Rossoni, em relação ao caso. Acrescenta que a Polícia Militar estava no dever de combate à desordem urbana, e que as acusações são infundadas. Destaca a importância dos parlamentares na elaboração de projetos de lei relativos à Segurança Pública.

ABELARDO CAMARINHA - Informa que o governador Geraldo Alckmin deve sancionar nesta quarta-feira projeto de lei que transforma o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília em autarquia. Considera que a medida deve trazer melhorias no atendimento do complexo hospitalar, que atende milhões de pacientes. Comenta matéria da "Folha de S. Paulo" sobre o número de brasileiros inadimplentes. Considera que a política, do governo federal, de estímulo ao consumo e a financiamentos, nos anos anteriores, juntamente com o aumento da inflação atual são os principais responsáveis pelo problema.

CORONEL TELHADA - Anuncia a presença na Assembleia do subtenente Clóvis de Oliveira, criador da PEC 300, que prevê a equiparação do salário de policiais militares em todo o Brasil. Informa que no dia 15/5, em Brasília, deve ocorrer manifestação em defesa da matéria.

PROFESSOR AURIEL - Tece considerações sobre a greve dos professores no Estado de São Paulo. Lamenta o piso salarial da categoria, em torno de 724 reais. Afirma que inexiste plano de carreira para os profissionais da área. Declara que não há perspectiva de investimentos do Governo em Educação, no Estado. Clama a seus pares que assumam o compromisso de valorizar a pasta. Repudia a conduta da Polícia Militar do Paraná, no enfrentamento a professores grevistas.

alesp