Opinião - Em defesa da criança e do adolescente


26/05/2015 11:09 | Fernando Cury*

Compartilhar:


Caros amigos e leitores, hoje dividirei com vocês uma grande satisfação que meu mandato como deputado, apesar de estar no começo, já me proporcionou. Assuntos relacionados a crianças e adolescentes sempre me envolveram de maneira especial, no entanto, há um ano e dois meses, quando realizei o sonho de ser pai, naturalmente esse tema se tornou ainda mais sensível para mim.

No dia 15 de maio deste mês, quando recebi o ofício da Secretaria Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo informando que havia sido indicado para representar a Alesp no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA), pude ter a certeza de que valeu muito a pena todo o esforço e dedicação que me trouxeram até aqui. Poder contribuir, de alguma forma, para o desenvolvimento de políticas públicas que preservem os direitos das crianças e adolescentes é algo que me deixa muito honrado.

O CONDECA - SP é constituído por 40 conselheiros, sendo que 20 são representantes da sociedade civil e outros 20 são representantes do poder público estadual. Sua missão é incentivar, deliberar e controlar as ações da Política de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente no Estado de São Paulo. Ao longo de sua existência, o Conselho tem auxiliando os conselhos municipais de todo o estado em suas ações junto aos conselhos tutelares e outras organizações governamentais e da sociedade civil.

Fico muito preocupado quando tomo conhecimento de estatísticas alarmantes envolvendo violência contra crianças e adolescentes. Um estudo desenvolvido pelo Centro de Análises Econômicas e Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul mapeou as experiências de violência no cotidiano de crianças que vivem em favelas do Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Os resultados são preocupantes, pois apontam que elas sofrem violência física e psicológica desde o primeiro ano de vida, ficando mais intensa entre os 2 e 4 anos de idade. Em todo o Brasil, foram denunciados mais de 4.400 casos de violência sexual nos três primeiros meses deste ano, o que faz desse crime a quarta violação mais recorrente contra crianças e adolescentes.

Precisamos reverter esses números urgentemente! Diante da minha nomeação e desse triste cenário, me comprometo a atuar de forma intensa para fazer o que estiver ao meu alcance com o objetivo de mudar essa realidade. Assim como quero que meu filho viva com dignidade, vou trabalhar duro para que outras crianças também possam ter uma infância saudável, protegidas da violência de toda ordem, principalmente, a doméstica.

Pode parecer apenas um clichê, mas não podemos esquecer que nossas crianças serão o futuro da nação. Fazer política só vale a pena se for para melhorar a vida das pessoas. Foi assim que aprendi, é assim pretendo trabalhar. Contem comigo! #tamojunto.

alesp