Justiça Eleitoral cancela 479.200 títulos eleitorais em São Paulo


29/05/2015 16:04 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:


O 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM), declarou que a Justiça Eleitoral cancelou 479.200 títulos eleitorais por ausência não justificada às urnas nas últimas três eleições. Para a efetiva aplicação da regra de cancelamento, o parlamentar afirmou que a Justiça Eleitoral considera que cada turno é uma eleição.

Em nível nacional, Edmir Chedid confirmou que o número de títulos eleitorais cancelados chegou a 1.711.267 também em decorrência de falta sem nenhuma justificativa nas eleições. Além de São Paulo, outros quatro importantes colégios eleitorais tiveram grande número de títulos cancelados, como Minas Gerais, que suspendeu o título eleitoral de 148.235 cidadãos.

"Em São Paulo, do total de 31.998.432 eleitores, 479.200 tiveram o título eleitoral suspenso pela Justiça Eleitoral. O cancelamento provoca uma série de consequências, como impedimento de obtenção de passaporte e de carteira de identidade, recebimento de salário de função ou emprego público e até mesmo a contratação de alguns tipos de empréstimos".

O parlamentar lembrou que a ausência de registro também pode dificultar a matrícula em instituições públicas estaduais e federais de ensino e a nomeação em concurso público. "É importante que o cidadão regularize sua situação. Os eleitores passíveis de ter o documento invalidado tiveram prazo de 60 dias para regularizar a situação", concluiu.

echedid@al.sp.gov.br

alesp