1º secretário pede academia da terceira idade em Garça


03/06/2015 16:22 | Da assessoria da 1ª Secretaria

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), encaminhou pedido ao governo do Estado no valor de R$ 200 mil para a instalação de uma academia da terceira idade em Garça. O parlamentar lembra que essas academias são praças compostas por um conjunto de equipamentos com funções projetadas especialmente para uso de idosos em locais abertos.

"O aumento da expectativa de vida dos brasileiros é uma realidade. Por isso é necessário criar políticas publicas que dignifiquem a terceira idade e que fomentem o envelhecimento saudável. A prática de esportes leva a uma vida mais ativa, tanto física como mentalmente. Além disso, a prática de exercícios físicos regulares é determinante para o aumento da expectativa de vida e à melhora da qualidade de vida", justifica o deputado do PT.

Enio Tatto frisa que a prática de esportes é fator importante no controle e prevenção de doenças, além de gerar vários benefícios sociais e psicológicos. "Ao praticar exercícios físicos, as pessoas tendem a retardar os declínios funcionais devidos ao envelhecimento. Uma vida ativa melhora a saúde física e mental", acrescenta.

O deputado lembra que além da promover a saúde e prevenir doenças, as academias da terceira idade contribuem com a socialização de idosos e no resgate das praças como locais públicos. "Os idosos e idosas que praticam rotineiramente exercícios físicos juntos acabam tornando-se amigos. Ao se exercitaram, valorizam e humanizam e preservam os espaços públicos", conclui Enio Tatto.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp