Para combater a exposição ao benzeno será realizada audiência pública em Osasco


09/06/2015 11:32 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:


No dia 17 de junho Marcos Martins (PT) e a vereadora do município de Osasco, professora Mazé Favarão, realizarão, na Câmara Municipal da cidade, uma Audiência Pública sobre o Benzeno e a Saúde do Trabalhador. O deputado e a vereadora reunirão integrantes da sociedade civil, sindicatos, federações, médicos especialistas e parlamentares para falar sobre os riscos da exposição ao produto e o prejuízo à saúde do trabalhador e ao meio ambiente.

O benzeno é um subproduto do petróleo, do carvão e do gás natural, podendo entrar no corpo através da respiração, da pele ou por ingestão. Hoje, os trabalhadores de plataformas de extração de petróleo e funcionários de postos de abastecimento de combustíveis são as categorias mais vulneráveis.

"Em 2014, representantes das federações nacional e estadual dos trabalhadores em postos de abastecimento de combustíveis e do sindicato da categoria em Campinas me procuraram para estender a luta contra a exposição ao benzeno para todo Estado de São Paulo. A partir de então, criei o Projeto de Lei 247/15, que dispõe sobre a proibição de que postos de abastecimentos de combustíveis abasteçam os veículos após ser acionada a trava de segurança das bombas. Assim como nas lutas pelo banimento do amianto e do mercúrio, sabemos que é necessária uma campanha de conscientização da própria população contra os malefícios e riscos que a exposição à substância causa", afirmou o deputado.

mmartins@al.sp.gov.br

alesp