Capacitação de alunos para casos de emergência


15/06/2015 09:58 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:


Edmir Chedid (DEM) deverá sugerir nos próximos dias ao governo do Estado a expansão das atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), para capacitar alunos da rede pública a atuarem em casos de emergência cardíaca. Recentemente, cerca de quatro mil estudantes, na capital, participaram do programa. "É preciso multiplicar cada vez mais essas atividades junto à comunidade. Nossa proposta é fazer com que o Estado estenda esse trabalho também aos estudantes das escolas públicas nos municípios da Região Bragantina e do Circuito das Águas", afirmou o parlamentar.

A iniciativa tem por objetivo multiplicar esses conhecimentos a partir dos jovens que passarão a compartilhar entre moradores do bairro a experiência adquirida durante as oficinas, com a supervisão dos professores.

O curso também abrange médicos da Socesp, professores e agentes do Programa Escola da Família. Os participantes recebem orientações sobre técnicas de ressuscitação cardiopulmonar e massagens torácicas. Com o auxílio de bonecos, que eles mesmos constroem com material reciclável, para simular os exercícios de ressuscitação, os alunos aprendem a identificar os fatores que podem resultar em casos de infarto.

Os procedimentos de emergência ampliam em até quatro vezes as chances de sobrevivência de um infartado. "Essa é uma iniciativa de grande importância, capaz de salvar vidas", destacou o parlamentar.

echedid@al.sp.gov.br

alesp