Parlamentar propõe mês de junho sem fogos


17/06/2015 11:48 | Da assessoria do deputado Feliciano Filho

Compartilhar:


Junho é o mês das festas juninas e, consequentemente, o mês dos fogos de artifício. Feliciano Filho (PEN) chamou a atenção da população ao lembrar o caso em que um cachorro da raça pitbull,que foi atingido por um rojão/bomba, ano passado, e teve a boca toda dilacerada. Apesar de todo o esforço médico-veterinário, ele não resistiu.

Diante dessas tragédias e pensando no bem estar dos animais, apresentou o Pprojeto de Lei 370/2015, que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos em eventos realizados com a participação de animais, ou em áreas próximas a locais onde se abrigam animais.

"Quantas vidas mais teremos de perder para que as pessoas compreendam os riscos ocasionados por fogos de artifícios?", indagou Feliciano. "Quem não se lembra do cãozinho Douglas, que morreu durante a Copa do ano passado? E da cadelinha Menina, que ficou surda vítima de uma bomba? E mesmo do acidente ocorrido no rodeio de Hortolândia, que terminou com a morte de seis cavalos, do Beethoven, o cão mais conhecido de Campinas, e com nove pessoas feridas? O barulho causado por fogos causa pânico e desorienta os animais, devido à sensibilidade auditiva muito superior ao ouvido humano", afirma o parlamentar

A multa para quem infringir essa lei pode chegar a 60 mil reais, para pessoa física, e 200 mil reais, para pessoa jurídica, dobrando em caso de reincidência. Empresas podem também ter suas atividades interditadas.

felicianofilho@al.sp.gov.br

alesp