Deputado solicita ajuda à Defesa Civil de Águas de São Pedro


18/06/2015 18:27 | Da assessoria da 1ª Secretaria

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), encaminhou ao governador do Estado solicitação de recursos orçamentários para a Defesa Civil de Águas de São Pedro adquirir veículos, equipamentos e móveis. "As pessoas costumam se lembrar da defesa civil, na maioria das vezes, nos momentos de desastre, tragédia ou calamidade. Quando isso acontece ela tem que estar muito bem preparada e equipada para minimizar o sofrimento da população", justifica o parlamentar do PT.

Para Enio Tatto, a defesa civil municipal vai além das calamidades e deve agir preventivamente. Diz que é função da defesa civil levantar, por exemplo, áreas de risco, promover a conscientização da população sobre a gravidade dos desastres, realizar procedimentos preventivos, mobilizar e treinar voluntários, divulgar alertas e alarmes, socorrer e dar assistência a quem precisar. "Se a defesa civil não estiver bem equipada e motivada não poderá desempenhar as suas funções. Lembro que é no município que os desastres acontecem", frisa.

Enio Tatto comenta que o município de Águas de São Pedro, com apenas 3,64 quilômetros quadrados, é a segunda menor cidade brasileira em extensão territorial e a menor do Estado de São Paulo. "A cidade foi construída com um planejamento e com uma finalidade específica: ser um centro de lazer e cura, para dar qualidade de vida aos seus habitantes e ao grande número de turistas que a visitam", acrescenta.

"Atualmente, Águas de São Pedro é um dos onze municípios paulistas considerados por lei estadual como estância hidromineral", lembra o deputado. O município é composto apenas pelo perímetro urbano, pois não possui zona rural, e é reconhecido pelas águas hidrominerais de valor medicinal. Possui nas fontes naturais um de seus principais atrativos turísticos", conclui.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp