Opinião - Força-dupla em defesa da Agricultura do Estado


19/06/2015 11:05 | Fernando Cury*

Compartilhar:


Caros amigos e leitores, hoje quero dividir com vocês minha satisfação por ter participado, nas últimas semanas, de três importantes encontros com produtores rurais de diferentes setores da Agricultura. Foram ocasiões em que tive a oportunidade de debater sobre as suas necessidades e também de entender melhor como posso ajudá-los.

No final do mês passado estive em Cordeirópolis, ao lado do secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, em uma importante reunião da Câmara Setorial de Citrus, quando discutimos sobre a cadeia da produção de laranja. Naquele mesmo período, em Itatinga, novamente ao lado do amigo Arnaldo Jardim, participei da Câmara Setorial de Produtos Apícolas, quando foi deliberada a criação de uma agenda estratégica para debater, fortalecer e executar as ações do setor. Itatinga representa o maior centro produtor de mel do estado de São Paulo, sendo Botucatu o segundo cetro mais importante. Nesta semana, estive com o secretário em São Manuel, para um bate-papo na Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos. Pudemos conversar sobre diversos assuntos, como Proeso " Programa Estadual de Sanidade Ovina; Procorp " Programa Cordeiro Paulista; Projeto Piloto " Doação de Sêmen, Desmembramento da Câmara Técnica de Ovinos e Caprinos; Novos Representantes do Setor de Ovinos e propostas de Mapeamento e Quantificação da Ovinocultura Paulista.

As Câmaras Setoriais atuam de forma descentralizada, garantindo as tomadas de decisões na esfera regional individualizada dos principais segmentos de produção que compõem o Agronegócio do Estado de São Paulo. Fazem parte desses encontros, produtores de toda a cadeia de nosso Estado. Com eles, pudemos dialogar sobre a produção agrícola desde o cultivo até o momento em que o produto chega ao consumidor final. São oportunidades fundamentais para que eu possa entender melhor as demandas do setor, ajudar a formatá-las e, como deputado estadual, colaborar na busca por soluções, pois tenho certeza de que surgirão, pelas mãos dos participantes das Câmaras Setoriais, propostas bem estruturadas para serem viabilizadas.

Quero ser o interlocutor das demandas e, ao lado do secretário Arnaldo Jardim, sob a gestão de quem o setor tem demonstrado importantes avanços, acompanhar tudo o que acontecer, estando sempre à disposição para ajudar no que for possível. Com a minha entrada na Assembleia Legislativa, os produtores podem contar com uma "força dupla" na representação de seus interesses.

Estamos desenhando um cenário novo para a Agricultura do Estado que deverá, acredito, trazer importantes conquistas para os pequenos, médios e grandes produtores.

*Fernando Cury é deputado estadual pelo PPS

alesp