A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Telecomunicações, presidida por Orlando Morando (PSDB), realizou, na quarta-feira, 24/6, os representantes do Procon-SP, Marta Cassis, Fátima Lemos e Carlos Eduardo Simetta, que deram informações quanto aos índices de reclamação de usuários referentes às operadoras de telefonia fixa, internet e TV por assinatura que operam no Estado de São Paulo, já que na legislação anterior, eles prestaram esclarecimentos sobre as reclamações de telefonia móvel. Os representantes do Procon-SP confirmaram que as empresas de telecomunicações lideram o ranking de reclamações. Segundo o cadastro de reclamações fundamentadas do Procon-SP, entre 2010 e maio de 2015 foram mais de 157 mil reclamações sobre telefonia fixa, móvel, internet e TV por assinatura. "Percebemos que o problema das telecomunicações é generalizado e o número de reclamações dos usuários é altíssimo também na telefonia fixa, internet e TV por assinatura. A expectativa é ouvir ainda representante do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e num próximo passo dar início às oitivas dos presidentes das empresas, para que eles possam explicar o motivo do péssimo atendimento. Infelizmente, o consumidor vem sendo duramente punido pela baixa qualidade dos serviços, um total desrespeito de acordo com as informações do Procon-SP", disse o parlamentar. omorando@al.sp.gov.br