Da Tribuna


29/06/2015 18:01 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


CARLOS NEDER

Discorre sobre o financiamento do Sistema Único de Saúde, o aprimoramento da gestão com o setor privado e os mecanismos de participação dos usuários. Diz ter participado, na Federação das Indústrias, de reunião com o secretário David Uip, na qual foram expostas as realizações e as dificuldades da área da Saúde. Informa que o Estado contribui com três reais por habitante, por ano, totalizando aproximadamente 32,5 milhões de reais. Considera muito importante a participação efetiva do Estado no apoio aos municípios.

CARLOS GIANNAZI

Informa que os pedágios irão aumentar a partir do dia primeiro de julho. Critica o estado de São Paulo pela desapropriação de cerca de 400 famílias na região da Av. Água Espraiada. Ressalta que os moradores habitam casas e terrenos do Estado há mais de 30 anos e que não têm condições financeiras de buscar outros locais para morar. Registra a presença nesta Casa de alguns dos moradores nestas condições. Destaca que o Estado tem que dar alternativas aos moradores. Afirma que foi realizada audiência pública, semana passada, a respeito do assunto, e que já solicitou reunião com o secretário de Planejamento. Diz que o leilão dos terrenos foi suspenso provisoriamente pela Justiça. Apela ao governador Geraldo Alckmin que reveja esta proposta.

MARCOS MARTINS

Destaca que o estado de São Paulo, além da falta de água, tem problemas com o tratamento de esgoto. Cita a grande quantidade de espuma, em razão da poluição, formada em algumas cidades da região do Tietê, principalmente Pirapora do Bom Jesus e Salto. Ressalta que fará uma campanha, juntamente com as Câmaras Municipais, em defesa do rio Tietê. Destaca a necessidade de proteger a população da contaminação e de problemas de saúde. Critica a Sabesp por não cumprir sua obrigação no tratamento do esgoto.

CARLOS NEDER

Lembra seu pronunciamento anterior sobre o financiamento do SUS e a maior participação do Estado no apoio aos municípios. Menciona uma das funções deste Parlamento, de fiscalizar os atos do Executivo, com o apoio do Tribunal de Contas do Estado. Ressalta que o primeiro semestre está finalizando e até o momento não foram instalados os conselhos de fiscalização do Estado. Menciona a comissão para fiscalizar os contratos de organizações sociais, que aguarda a indicação de dois deputados para que seja instalada. Pede que o deputado Cauê Macris agilize a indicação dos representantes para que esta comissão inicie seu trabalho.

BETH SAHÃO

Menciona sua participação, na audiência pública com o senador Paulo Paim, a respeito da terceirização da mão de obra. Informa a participação de trabalhadores, sindicatos, confederações e centrais sindicais de vários segmentos. Cita números de trabalhadores com carteira assinada no País. Discorre sobre o que considera malefícios do projeto. Afirma que este projeto afeta os direitos elementares dos trabalhadores, conquistados com muita dificuldade.

LUIZ FERNANDO

Comunica que, no dia 7 de julho, haverá nesta Casa audiência pública a respeito da lei de incentivo aos esportes, que se encerra no dia 31 de dezembro de 2015. Informa que as ONGs e os clubes têm financiado esportes por causa desta lei. Convida todos aqueles que trabalham com esporte para participar.

alesp