Parlamentar alerta sobre prevenção do sarampo


30/06/2015 10:09 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:


O 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM), confirmou nesta segunda-feira, 29/6, o alerta do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, sobre a incidência de sarampo às pessoas que pretendem viajar nestas férias de julho, especialmente com destino aos Estados Unidos e países da África, Ásia e Europa, como França e Inglaterra.

"A imunização é a melhor forma de prevenir a doença. Por isso, o procedimento deve ocorrer 15 dias antes da viagem. A vacina é eficaz em até 99% dos vacinados, estando contida na vacina tríplice viral, que compreende, além do sarampo, à imunização de caxumba e rubéola", disse o parlamentar em entrevista ao Sistema Interiorano de Comunicação (SIC), de Bragança Paulista.

De acordo com o parlamentar, são indicadas duas doses para menores de 20 anos e uma dose para pessoas acima desta idade. Adultos que não têm certeza de terem recebido a vacina, devem ser vacinados. Quem estiver com o esquema completo não precisa se revacinar. "Importante destacar que a vacina é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS)".

No ano passado, houve um surto de sarampo no Estado do Ceará, que se estende até hoje (a maioria dos casos registrados era de pessoas não vacinadas).

echedid@al.sp.gov.br

alesp