Requerimento de informações sobre novo campus da Unesp


30/06/2015 15:52 | Da assessoria da 1ª Secretaria

Compartilhar:


Por meio de requerimento enviado ao governador do Estado, o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), solicitou informações ao secretário de Estado da Educação de São Paulo, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, sobre a viabilidade da implantação de campus da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp na Região do Alto Tietê.

"A Região do Alto Tietê é a denominação aplicada aos municípios localizados na área da nascente do Rio Tietê. São eles: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. Ao todo, congrega mais de 1,5 milhão de habitantes. A região conta com polos industriais e estâncias turísticas e nela se localiza o Sistema Alto Tietê, um dos sistemas destinados à captação, armazenamento e tratamento de água para a Grande São Paulo", observa o parlamentar.

Enio Tatto acrescenta: "A Unesp, fundada em 1976, é uma das principais universidades do País. Com campus espalhados em várias partes do Estado teve sua última unidade implantada em São João da Boa Vista".

A solicitação, encaminhada a pedido de moradores e de autoridades regionais, é uma antiga reivindicação da população local. Reuniões já foram realizadas com esse objetivo e têm-se notícia da existência de uma comissão para avaliar a possibilidade da implantação do campus.

O próprio reitor da Unesp, Julio Cezar Durigan, reconheceu em entrevista recente que existe "um vácuo na região do Alto Tietê, que pode ser preenchido com a implantação de novos cursos".

"Queremos que o Alto Tietê tenha logo seu campus da Unesp ou que se apresentem alternativas que levem a seus habitantes a oportunidade de terem, na região, uma universidade pública de qualidade", conclui Tatto.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp