Deputado propõe campanha de conscientização sobre zóster


14/07/2015 09:48 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa deverá analisar, a partir de agosto, o Projeto de Lei 1.051/2015, de autoria do deputado Edmir Chedid (DEM), que estabelece a Campanha de Conscientização sobre o Zóster. O zóster ou herpes-zóster, também conhecido como cobreiro, se traduz numa inflamação aguda causada pelo mesmo vírus da catapora.

Edmir declarou que o intuito é promover ampla divulgação das características desta doença, suas causas e tratamentos dos sintomas, bem como a indicação das medidas preventivas a serem adotadas. "O projeto de lei foi elaborado há cerca de um mês e está pronto para análise dos parlamentares", disse.

A campanha deverá ser realizada por meio da veiculação de anúncios nos meios de comunicação, como internet, jornais, rádio, revistas e televisão, bem como por intermédio de cartazes e distribuição de cartilhas nos estabelecimentos públicos e privados de saúde. Também deverão ser realizadas palestras e audiências sobre o tema e cursos aos profissionais de saúde.

No Brasil, a cada ano, registram-se cerca de 10 mil hospitalizações no SUS por catapora e zóster. A taxa de mortalidade por complicações em adultos aumenta a partir dos 50 anos de idade, sendo que a dor associada ao zóster pode perturbar sono, trabalho e as atividades cotidianas, impactando negativamente a qualidade de vida e levando à depressão.

Para o tratamento do zóster são utilizados, em geral, medicamentos antivirais, analgésicos e corticosteroides.

echedid@al.sp.gov.br

alesp