Assembleia sedia nesta sexta-feira ato de relançamento da Campanha Reparação Já!

Objetivo é apresentar projeto de políticas públicas para descendentes de escravizados africanos
24/07/2015 13:33 | Da assessoria da 1ª Secretaria

Compartilhar:


O deputado Enio Tatto (PT) requisitou o auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa para o ato de relançamento da campanha Reparação Já!. O ato objetiva dar continuidade ao movimento pela coleta de 1,5 milhão de assinaturas em todo o país para a apresentação de projeto de lei de iniciativa popular (PLIP) ao Congresso Nacional destinado à reparação dos descendentes de escravizados africanos no Brasil.

O evento será realizado no auditório Paulo Kobayashi, a partir das 18h da próxima sexta-feira, 24/7, com a coordenação de João José Elias de Oliveira, do Movimento Negro Unificado, e de Eliana Dias, coordenadora do SOS Racismo da Assembleia Legislativa de São Paulo. Também estarão presentes Yedo Ferreira e Reginaldo Bispo, ambos do Conselho Político da Organização para a Libertação do Povo Negro (OLPN), além de outras lideranças de movimentos sociais de São Paulo e de outros Estados.

"Em 2001, a Organização das Nações Unidas promoveu a 3ª Conferência Mundial de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, em Durban, na África do Sul, que considerou como crimes contra a humanidade, passíveis de reparação, o tráfico de escravos e a escravidão", comenta Enio Tatto, que também é o 1º secretário da Alesp.

O parlamentar acrescenta: "Agora, a OLPN apresenta, com o apoio de movimentos sociais, o projeto de lei de iniciativa popular pela reparação histórica com o objetivo de obter, nos termos documento da Conferência de Durban, a reparação devida pelo período de vigência da escravidão no país".

"É importante observar que a reparação a ser promovida pelo Estado não será individual, mas sim coletiva e voltada à melhoria de políticas públicas para aqueles a quem se destina", conclui Enio Tatto.

alesp