Assembleia Legislativa ganha cores em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais


28/07/2015 12:08 | Da assessoria do deputado Davi Zaia

Compartilhar:


Na noite de hoje, 28/7, o prédio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo será iluminado nas cores vermelho e amarelo, uma referência ao dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em maio de 2010.

A ação é uma iniciativa do deputado Davi Zaia (PPS), que atendeu à solicitação da Associação Brasileira de Portadores de Hepatites, com o objetivo de sensibilizar e divulgar a data.

"Atualmente no Brasil, segundo levantamento do Ministério da Saúde, mais de 340 mil pessoas portam um dos tipos da doença, que é silenciosa e muito perigosa, pois geralmente são descobertas quando o estágio está muito avançado. Por isso, é muito importante alertar a população para que realizem os exames e descubram se são ou não portadoras", afirma o deputado.

Diante desta realidade, a Secretaria de Saúde lançou na última segunda-feira (27/7) um censo inédito para detectar e conhecer a população acometida pela doença.

De acordo com o secretário David Uip, é preciso estimular a detecção para que as pessoas iniciem os tratamentos. "Queremos conhecer o real número de portadores de hepatite C no Estado de São Paulo para definir políticas públicas que assegurem um trabalho de qualidade em três frentes essenciais: prevenção, controle e tratamento", afirma o secretário.

davizaia@al.sp.gov.br

alesp