Da Tribuna


04/08/2015 19:39 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


CARLOS GIANNAZI - Relata que, durante os 92 dias de greve dos professores, a imprensa blindou o governo estadual, que distorceu os dados para a população. Informa que ao final da greve, a imprensa publicou que os professores realmente não tiveram o aumento de 45% nos últimos quatro anos, conforme afirmado pelo governo. Afirma que o ganho real da categoria entre os anos de 2011 e 2014 foi de 7%. Registra que, de acordo com definição do STF, o governo estadual não poderia ter descontado os dias em que os professores ficaram parados, já que greve é uma garantia constitucional.

JOOJI HATO - Menciona a ocorrência de crimes, ontem, em baile funk na zona leste e também na Grande São Paulo. Afirma que a solução para o problema da violência é a blitz do desarmamento. Ressalta que estas armas entram pelas fronteiras brasileiras, de países como Paraguai, Bolívia e Venezuela. Pede o apoio para a aprovação de projetos importantes como o Detecta e a instalação de câmeras em locais que tiveram ocorrências policiais. Ressalta que o projeto deve ser instalado rapidamente. Manifesta condolências à família do médico psiquiatra Içami Tiba, falecido no dia 2/8. Lê breve currículo do mesmo.

CORONEL TELHADA - Informa que ingressou ontem com uma PEC nesta Casa, solicitando a emancipação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Afirma que somente nos estados de São Paulo e Paraná os bombeiros são subordinados à PM. Diz que o assunto é debatido há diversos anos dentro da corporação. Ressalta que a PEC também trará economia para os cofres do Estado, diminuindo o tempo de formação dos bombeiros e policiais. Considera um avanço na Segurança Pública e no combate aos incêndios e catástrofes. Pede o apoio dos deputados para a aprovação desta PEC.

MARCOS MARTINS - Lê correspondência recebida do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco sobre o encerramento das atividades da empresa Delphi Automotive em Cotia. Informa que a mesma será instalada em Piracicaba.

MARCOS DAMASIO - Discorre sobre os novos escândalos de Brasília que estão na mídia e a prisão do ex-ministro José Dirceu. Lamenta que estes escândalos comprometem as perspectivas de crescimento do País. Informa que visitou, na semana passada, a InvesteSP, agência de desenvolvimento do Estado, que possui 30 novos projetos em andamento. Diz ser São Paulo a locomotiva de desenvolvimento do Brasil. Ressalta o investimento de R$ 2 bilhões da Danone, com novas instalações em Itapetininga. Parabeniza os colaboradores da InvesteSP.

LUIZ CARLOS GONDIM - Lembra o Dia Mundial da Amamentação. Lê trecho da lei 12.146/2005, de sua autoria, que instituiu nas maternidades e estabelecimentos hospitalares o projeto "Mãe cidadã - Leite Materno". Discorre sobre a falta de orientação às mães que saem das maternidades em relação à amamentação no Programa de Saúde da Família. Lamenta que as mães, nas primeiras dificuldades, deixam de amamentar os filhos exclusivamente com leite materno. Relata que apenas 15% das mães que têm alta em hospitais do SUS amamentam seus filhos. Faz comparativo entre o leite materno e o leite de fórmula para os bebês.

SEBASTIÃO SANTOS - Informa que agora seu domicílio está na região de Barretos. Discorre sobre o aeroporto desta cidade, que passou a ser administrado pela prefeitura local no 1º trimestre de 2013. Diz que o aeroporto da região atende mais de 420 mil pessoas. Ressalta que haveria revitalização do local e a criação de um aeroporto de cargas, o que não ocorreu. Pede apoio do governador Geraldo Alckmin no assunto. Afirma que o aeroporto também atenderia pacientes que usam o Hospital do Câncer, e que hoje são transportados por carro ou ambulância.

ED THOMAS - Lembra que dia 7/8 é o aniversário da Lei 11.340/2006, Lei Maria da Penha, uma das mais importantes do País. Afirma que no ranking da violência contra a mulher, o Brasil ocupa uma posição vergonhosa. Lamenta a dissolução da família e a convivência das crianças com a violência doméstica. Relata que de cada dez mulheres, sete já sofreram algum tipo de violência física, moral ou constrangimento violento. Ressalta que não há proteção necessária para que mulher possa denunciar a violência e se sentir segura. Discorre sobre a falta de apoio do Estado para o projeto Casa - Abrigo, que sobrevivem apenas com o apoio dos municípios.

MÁRCIO CAMARGO - Discorre sobre o encerramento das atividades da empresa Delphi Automotive em Cotia, com novas instalações em Piracicaba. Ressalta que a empresa não abriu negociação com o sindicato para permanecer na cidade. Informa que a empresa apenas anunciou o fechamento da unidade, com grande prejuízo para os trabalhadores e cidades da região. Lê carta do sindicato solicitando ajuda para reverter esta situação. Solidariza-se com os funcionários da empresa.

alesp