Da Tribuna


05/08/2015 17:30 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


DAVI ZAIA - Lembra que o Banco do Brasil, desde a incorporação da Nossa Caixa, passou a ser responsável pelo funcionalismo público do Estado de São Paulo. Informa que em muitas cidades existem agências do Banco do Brasil muito próximas, pois as mesmas eram agências da Nossa Caixa. Por isso, afirma, o banco fará o fechamento de 75 agências nesta situação. Relata que, de acordo com levantamento da Federação dos Bancários, 198 municípios brasileiros não possuem agência do Banco do Brasil. Diz que encaminhará requerimento para o Ministro da Fazenda e para a diretoria do Banco do Brasil para que sejam abertas agências nestes municípios.

RAMALHO DA CONSTRUÇÃO - Menciona sua participação hoje na abertura da Feira Internacional de Saúde e Segurança no Trabalho. Diz que, apesar da crise, é grande a participação dos profissionais da área. Exibe fotos do evento. Comenta sobre a utilização de equipamentos vindos da China, que não oferecem segurança aos trabalhadores. Informa que um dos objetivos da feira é mostrar aos profissionais equipamentos adequados para a Segurança do trabalho. Destaca o grande número de trabalhadores desempregados na área da construção civil.

WELSON GASPARINI - Recorda a última mensagem do papa Francisco. Pede que as pessoas leiam esta mensagem, da qual lê pequenos trechos. Destaca a importância do movimento municipalista no País. Informa que já foi presidente da Associação Brasileira de Municípios, que integra mais de cinco mil cidades do Brasil, cujo objetivo é buscar maior independência e recursos financeiros para os municípios. Menciona sua luta para que haja uma reforma política que valorize os municípios brasileiros.

ATILA JACOMUSSI - Agradece a atenção que o governador Geraldo Alckmin tem dado a região do ABC e de Mauá para que haja a descentralização da distribuição de medicamentos de alto custo. Diz que hoje há somente um centro de distribuição na região. Informa que na próxima semana, a Secretaria da Saúde fará vistoria em dois locais para que os mesmos tenham condições para atender esta distribuição. Discorre sobre a evasão de 25% dos alunos das Fatecs da região. Ressalta a necessidade de discutir a assistência estudantil. Menciona encontro, realizado ontem, para discutir a crise automotiva no ABC.

CARLOS GIANNAZI - Associa-se ao pronunciamento do deputado Átila Jacomussi. Cobra o governador Geraldo Alckmin e o secretário da Educação para que encaminhem a esta Casa os projetos de lei para integrar os professores da categoria "O" no Iamspe e que altera o regime de contratação da Lei 1093/2009. Informa que o governador e o secretário encaminhariam proposta de reajuste salarial para a categoria em primeiro de julho, o que não ocorreu. Exibe vídeo sobre o assunto.

PROFESSOR AURIEL - Diz estar entristecido com a situação do Estado de São Paulo. Menciona que, durante os 92 dias de greve dos professores, o governo não apresentou nenhuma proposta para a categoria. Ressalta que não há avanços no Plano Estadual de Educação. Menciona os péssimos salários do funcionalismo público e o sucateamento da Educação, Saúde e Segurança.

CORONEL TELHADA - Combate os deputados do PT que criticaram o governador Geraldo Alckmin. Menciona o assassinato de cabo da PM em Piracicaba e de outro em Porto Alegre. Pede que o governador Geraldo Alckmin conceda reajuste salarial aos policiais militares.

JOOJI HATO - Exibe vídeo de assalto ocorrido em banco da zona sul de São Paulo, na qual a vítima reagiu e foi baleada nas pernas. Menciona projeto de sua autoria para a colocação de câmeras em locais de ocorrências policiais. Informa que o mesmo foi sancionado pelo governador e transformado no projeto Detecta. Diz sonhar com a aprovação do projeto da moto sem garupa.

RAFAEL SILVA - Discorre sobre o alto valor da dívida pública do Brasil, com juros anuais de 360 bilhões de reais. Diz ser impossível resolver este problema no País. Comenta que o superávit era usado para amortecer os juros da dívida pública, o que já não ocorre em função do déficit atual. Pede que as autoridades brasileiras analisem o problema com seriedade. Afirma que o impeachment da presidente Dilma Rousseff não é a saída.

CAIO FRANÇA - Discorre sobre a construção de viadutos na Rodovia dos Imigrantes. Informa que a obra, de grande magnitude, custou cerca de 97 milhões de reais. Acrescenta que a crise financeira no setor público acabou por paralisar a construção. Lê manchete de jornal, com declaração do governador Geraldo Alckmin, que afirma que as obras no viaduto da Imigrantes serão retomadas. Destaca liberação de recursos do governo do Estado, que permitirá a reforma de ponte pênsil de São Vicente. Ressalta dificuldades enfrentadas pela população, em decorrência da interdição da ponte, que tem cem anos.

alesp