CDH vai apurar homicídios e abusos cometidos pela PM


14/08/2015 17:20 | Da assessoria da deputada Beth Sahão

Compartilhar:


A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Assembleia Legislativa aprovou, nesta semana, requerimentos de autoria da deputada Beth Sahão (PT), em que ela solicita a realização de audiências públicas para apurar os homicídios e abusos cometidos pela Polícia Militar no Estado.

Em um dos requerimentos, que trata das violações de direitos humanos cometidas por policiais da corporação, a parlamentar pede a convocação do comandante da PM, coronel Ricardo Gambaro, e do secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Alexandre de Moraes.

Também serão convidados para participar do debate: o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, Martim de Almeida Sampaio; a fundadora do Movimento Mães de Maio, Débora Maria da Silva; o jornalista André Caramante, do site Ponte; e o ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Júlio Cesar Neves.

O comandante-geral da PM e o secretário de Segurança Pública também serão chamados à CDH para explicar as agressões cometidas pela PM na repressão a estudantes e funcionários da USP, no último dia 29/5.

Eles protestavam contra o ajuste fiscal e as terceirizações, e foram duramente reprimidos por policiais. Além das autoridades citadas, serão convidados a comparecer a estudante Jéssika, que foi filmada sendo agredida por um policial; o ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo; e um representante do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp). As audiências ainda não têm datas definidas para ocorrerem.

bsahao@al.sp.gov.br

alesp