Da Tribuna


19/08/2015 17:43 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


CORONEL TELHADA - Para comunicação, cumprimenta o presidente nacional do PRP, Ovasco Roma Altimari Resende, em visita à Assembleia Legislativa, acompanhado do 1º secretário nacional e vice-presidente estadual Ronaldo Martins Araujo e do secretário geral do PRP de São Paulo Duarte Barreto.

ROBERTO ENGLER - Saúda alunos presentes nas galerias, a quem tece elogios pelo interesse demonstrado pela política. Apresenta Questão de Ordem para contrapor-se à interpretação do presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, proferido ontem, quanto ao sistema de votação de projetos conclusivos. Explica que sua sugestão, de votar englobadamente tais projetos, foi rejeitada pelo presidente da comissão, sob a alegação de que o Regimento Interno proibia tal iniciativa. Pede esclarecimentos sobre o ocorrido.

CORONEL TELHADA - Saúda autoridades da PM, que visitam este Parlamento. Mostra foto de policial assassinado hoje em São Paulo. Apresenta vídeo em que um grupo de criminosos ataca e atira em policial, que veio a falecer no dia de ontem. Repudia decisão do secretário de Segurança Pública de oferecer recompensa de 50 mil reais para quem der informações que levem ao paradeiro de envolvidos na chacina de Osasco e de Barueri. Declara repulsa por declarações do secretário, Alexandre de Moraes, de suposto envolvimento de policiais no ataque coletivo, que resultou na morte de 18 pessoas, sem as devidas provas.

SEBASTIÃO SANTOS - Cumprimenta alunos do Colégio Porto Seguro. Saúda a vereadora rio-pretense Karina Caroline. Discorre sobre reunião, na Artesp, para debater os índices de mortalidade na rodovia Washington Luiz, que liga São José do Rio Preto a Mirassol. Fala de evento, ontem, no Palácio dos Bandeirantes, ocasião em que foi feita a entrega da "Medalha Mérito Esportivo" a atletas que competiram no Pan de Toronto. Destaca a participação da jogadora de futebol Darlene, que é de São José do Rio Preto. Comenta a entrega, ao governador Geraldo Alckmin, de dossiê que aponta a necessidade de regulamentação de municípios que têm interesse turístico. Pede prioridade à cidade de Barretos, que já atua como estância turística.

RAFAEL SILVA - Fala sobre a importância da participação da juventude na política. Manifesta preocupação diante da dívida pública brasileira, a seu ver, impossível de ser quitada. Dá ênfase às altas taxas de juros cobradas, o que resulta no valor diário de 1 bilhão de reais. Acusa a mídia de não promover o debate nacional sobre o assunto, por conta de interesses de banqueiros e de empresários. Defende a manutenção do mandato da presidente Dilma Rousseff.

ED THOMAS - Comentou a instalação, ontem, neste Parlamento, da CPI das Santas Casas. Fala sobre a demonstração de interesse de enfermeiros de participarem na Comissão Permanente de Inquérito. Opina que esse profissional conhece bem as problemáticas e as dificuldades das Santas Casas. Pede à deputada Analice Fernandes que tome providências, no sentido de agendar a vinda da categoria para ser ouvida pela CPI. Faz relato sobre pauta da CPI das Telecomunicações, que investiga a telefonia fixa, a móvel e os canais por assinatura. Lê mensagem de texto, recebida da Vivo. Denuncia a possibilidade de fraudes em celulares credenciados. Combate a venda excessiva de chips pelas operadoras, o que pioraria o sinal para quem já é cliente.

MARCOS MARTINS - Mostra fotos de tentativa de reunião, hoje, com o secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes. Repudia a recusa do secretário de receber o grupo, composto por sete deputados petistas. Elenca problemas de segurança em diversos municípios. Manifesta indignação diante da chacina ocorrida em Osasco e em Barueri. Denuncia a falta de condições do IML em atender a demanda daquele episódio.

ALENCAR SANTANA BRAGA - Faz coro ao discurso do deputado Marcos Martins e reitera declaração de repúdio diante da postura do secretário de Segurança Pública de não receber parlamentares do PT, nesta manhã. Discorre sobre a chacina ocorrida em Osasco e em Barueri. Tece críticas ao secretário Alexandre de Moraes, cuja atitude foi considerada um desrespeito e uma afronta para com este Parlamento. Cobra resultados na investigação de mortes que vêm ocorrendo no Estado.

BETH SAHÃO - Mostra fotos da reunião que deveria ter ocorrido entre deputados petistas e o secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes. Comenta assuntos que comporiam a pauta, com destaque para a situação das investigações sobre a chacina nos dois municípios da Grande São Paulo. Tece críticas ao secretário.

MARCOS MARTINS - Para comunicação, informa que ele, juntamente com mais sete deputados da Comissão de Segurança desta Casa, não foram recebidos pelo secretário da Segurança Pública em reunião agendada previamente. Diz estar indignado com o ocorrido.

LUIZ FERNANDO - Demonstra sua preocupação com a segurança no Estado de São Paulo, principalmente com o atentado no Instituto Lula e com as chacinas ocorridas em Osasco e Barueri. Repudia a atitude do secretário de Segurança de São Paulo, que não recebeu diversos deputados desta Casa, em reunião agendada anteriormente para discutir os assuntos acima. Disse ter informado o presidente Fernando Capez do ocorrido, a quem pediu providências. Considera um desrespeito com esta Casa e com a população do estado de São Paulo. Ressalta que não foram dadas justificativas para o atraso. Menciona denúncia de corrupção na cúpula da Polícia Militar, assunto que também seria discutido com o secretário. Exibe foto dos deputados aguardando o secretário (aparteado pelo deputado Marcos Martins).

JOÃO PAULO RILLO - Comenta a presença dos senadores Aloysio Nunes, Aécio Neves e José Serra nas manifestações no último domingo. Diz respeitar a história de José Serra e Aloysio Nunes. Menciona que ele e Aloysio Nunes cresceram nas mesmas ruas, da mesma cidade. Afirma que não respeita golpistas. Considera que as manifestações não têm raiz democrática.

alesp