Opinião: O agricultor faz a sua parte


20/08/2015 15:03 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Aproveitei a solenidade de posse da diretoria reeleita do Sindicato Rural de Ribeirão Preto, presidida por Joaquim Augusto Azevedo Souza e da qual fazem parte pessoas merecedores de toda a minha consideração como Genésio Abadio de Paula e Silva, Francisco Ignácio da Silva Neto, Sérgio Cardoso de Almeida Filho, Manoel Carlos de Azevedo Ortolan, Ciro Nigro Engrácia de Oliveira, Eduardo Bologna Soares de Oliveira, Heino Tálvio Barbosa Tavares, Luiz Ademar Bavaresco, Geraldo Zanetti,Attilio Benedini Netto, Eduardo Cezarino de Oliveira, Edvard Fernando Zaparolli, Ana Maria de Faria, Francisco Cesar Urenha, Hugo Evaristo Benedini e Luiz Felipe do Val, para saudar os homenageados Flávio Prudente Correa e José Eduardo Dutra de Oliveira e fazer uma reflexão sobre o papel do agricultor e da agricultura brasileira neste momento tão difícil ora vivido pelo nosso país.

O produtor rural, assim pode ser definido, é um patriota. Mesmo desestimulado, sofrendo com a falta de infraestrutura básica, pagando juros irreais e nem sempre contando com crédito na hora certa, responde positivamente gerando empregos e contribuindo para o crescimento do PIB.

Com todas as dificuldades enfrentadas " incluindo a falta de apoio governamental " ainda assim continua investindo,se sacrificando e acreditando no país. Ele sabe, como todos nós sabemos, que o Brasil é muito maior do que a crise atual; a crise, afinal, é momentânea " o Brasil é permanente.

Se a situação brasileira atual é difícil " com o desemprego rondando quase todas as portas e a atividade econômica sendo reduzida em todas as partes " ela seria muito pior se não fosse a resposta positiva do agronegócio contribuindo, de forma decisiva, para o equilíbrio da nossa balança comercial.

Logicamente o governo também precisa fazer sua parte: não pode permitir que uma riqueza eminentemente nacional como o etanol " motivo da Frente Parlamentar da qual sou um dos coordenadores na Assembleia Legislativa " não tenha a atenção merecida. O panorama do setor sucroalcooleiro, lembro, é desanimador: desde 2007, 83 usinas entraram em falência ou suspenderam suas operações; mais de 80 mil trabalhadores perderam os seus empregos nesse período.

Não podemos, é claro, perder o otimismo pois, com todas as adversidades, ainda há um panorama favorável porque o empresário rural brasileiro é criativo e sabe muito bem incorporar e desenvolver novas tecnologias para aumentar a produção e a produtividade das suas lavouras. Vamos continuar, apontam os indicadores, batendo recordes na produção e na exportação de cereais; a carne brasileira é disputada no mercado internacional e a cogeração da energia produzida pelo bagaço da cana surge como uma das alternativas para a crise energética ora enfrentada pelos brasileiros. A agricultura, insisto, faz a sua parte.

alesp