Da Tribuna


01/09/2015 17:51 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


LECI BRANDÃO

Tece críticas a artigo escrito por Ferreira Gullar, diminuindo, a seu ver, a importância da Marcha das Margaridas. Presta esclarecimentos sobre a líder sindical, Margarida Maria Alves, assassinada em 1983, cuja morte teria sido a motivação para a criação da Marcha. Faz elogios à presidente Dilma Rousseff. Defende o ex-presidente Lula.

CARLOS GIANNAZI

Pede pela aprovação de projeto de lei, de sua autoria, que estabelece critérios para o reajuste do vale-refeição de diversas categorias do serviço público estadual. Tece comentários sobre o teor da propositura. Critica gestão do PSDB no que diz respeito às reivindicações do Magistério. Manifesta apoio à contratação de peritos criminais, aprovados em concurso público em 2013.

CORONEL TELHADA

Saúda os alunos presentes. Solidariza-se com grupo que aguarda nomeação para o preenchimento de 400 vagas para perito criminal. Faz coro ao discurso do deputado Carlos Giannazi no que tange a reivindicações do funcionalismo público. Apela ao governador Geraldo Alckmin que autorize o aumento de salários de servidores. Repudia parecer do ministro Gilmar Mendes, em 20/8, favorável à descriminalização das drogas. Faz discurso contra o porte de entorpecentes, supostamente para consumo pessoal. Ressalta o modelo de tráfico na "cracolândia".

JOOJI HATO

Cumprimenta o município de Mogi das Cruzes pelo aniversário. Discorre sobre a criminalidade. Cita caso de motorista de ônibus que atirou em passageiro. Repudia o porte de armas. Sugere mais fiscalização nas fronteiras. Fala contra o alcoolismo. Elenca projetos de lei, de sua autoria, de combate à violência.

MARCOS DAMASIO

Parabeniza a cidade de Mogi das Cruzes, que completa 455 anos de sua fundação. Discorre sobre a história do município. Destaca sua importância para a economia do País, com comércio aquecido e parque industrial composto por quase 600 indústrias. Comenta participação em desfile cívico, nesta manhã. Mostra fotos do município. Dá ênfase à atuação do ex-prefeito de Mogi das Cruzes, Waldemar Costa Filho, que abriu duas importantes rodovias que dão acesso à Capital e ao litoral: a Mogi-Dutra e a Mogi-Bertioga, respectivamente. Parabeniza o atual prefeito, Marco Bertaiolli.

CORONEL TELHADA

Faz coro ao discurso do deputado Marcos Damasio quanto à pujança de Mogi das Cruzes. Saúda o município pelo aniversário.

CARLOS NEDER

Defende a ampliação de debate sobre a Saúde. Opina que a crise macroeconômica pela qual passa o mundo, dificulta a manutenção de políticas públicas em áreas consideradas essenciais. Ressalta a o recebimento de inúmeras reclamações de gestores públicos e de entidades hospitalares, que alegam endividamento ou redução na capacidade de prestar um serviço adequado à população. Informa sugestão feita à CPI que investiga a situação das Santas Casas, de ouvir o Ministério da Saúde no que tange ao financiamento no setor filantrópico e das Santas Casas. Comenta pauta da reunião da Comissão de Saúde, nesta manhã, voltada para a análise do repasse do PAB - Piso de Atenção Básica, de forma que se garanta que, diante dos ajustes fiscais, ele não seja reduzido. Explica que o recurso é destinado aos municípios pela União e pelo estado de São Paulo.

SEBASTIÃO SANTOS

Tece comentários sobre a atuação da Frente Parlamentar em Favor da Pesca. Lembra que, no Vietnã, a pesca é uma das prioridades para a produção de recursos para aquele País. Lamenta que, no estado de São Paulo, não haja incentivo para a atividade. Comenta a visita do ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, em evento do setor. Cita ações da pasta para fomentar a pesca nacional. Faz críticas ao modelo atual de pescaria, que destrói cardumes. Defende que se alavanque, no estado, a pesca esportiva.

LUIZ CARLOS GONDIM

Comenta participação, nesta manhã, no desfile cívico em comemoração aos 455 anos de Mogi das Cruzes. Destaca o desenvolvimento do município. Fala sobre a audiência pública na Aprojur, para discutir o assentamento de pequenos produtores rurais da região, no que diz respeito à titularidade das residências. Mostra fotos do encontro. Faz agradecimentos a apoiadores da causa.

MARCIA LIA

Comenta publicação do jornal "O Estado de S.Paulo", a respeito do cancelamento de PPPs - Parcerias Público-Privadas, do planejamento, pelo Governo do Estado. Informa que 32 são os projetos de mobilidade urbana afetados pela medida. Lê e critica os motivos que justificaram com o não seguimento das obras. Exibe fotos de veículos mantidos em logradouro público, usado como pátio para depósito. Preocupa-se com o andamento de obras de mobilidade urbana, especialmente do monotrilho e nas linhas Prata e Ouro, do metrô. Afirma que há paralisação da limpeza em calha do rio Tietê. Acrescenta que o Ministério Público Federal deve investigar irregularidades em contratos da Sabesp, da ordem de cerca de 400 milhões de reais.

ABELARDO CAMARINHA

Critica a cobrança de recursos financeiros, praticadas pelo governo federal, em face de municípios. Assevera que a consequência imediata é o corte de investimentos e a queda de arrecadação. Afirma que cada ponto a menos, no PIB, equivale ao decréscimo de, aproximadamente, 500 mil empregos. Protesta contra a majoração da tarifa de pedágios na Via Dutra e o aumento do preço do botijão de gás. Condena a paralisação de obras do PAC, e o pagamento de juros elevados, às instituições financeiras.

alesp