Da Tribuna


03/09/2015 19:26 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


Orlando Bolçone cumprimentou o deputado Jooji Hato pela reunião da Comissão da Frente Parlamentar de enfrentamento ao crack e outras drogas e mencionou congresso que ocorrerá em Campos de Jordão sobre o assunto. Citou a parceria público-privada do Governo do Estado com a Prefeitura de São Paulo para a construção de 126 unidades habitacionais na região do Bom Retiro e informou que nesta modalidade de parceria a empresa privada disputa a licitação para construção de unidades habitacionais sem a utilização dos recursos orçamentários e que, apesar da crise financeira, esta Casa conseguiu aprovar um novo modelo para atender a população de baixa renda. Esclareceu que serão privilegiadas as pessoas que já moram no local e aquelas que trabalham na região mas moram longe. Cumprimentou o governador Geraldo Alckmin, o secretário Rodrigo Garcia e o prefeito Fernando Haddad pela iniciativa.

Coronel Telhada mencionou a participação do secretário Alexandre de Moraes, ontem, em reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, a respeito das chacinas ocorridas em Osasco e Barueri, quando o secretário declarou não haver indícios das autorias destes crimes bárbaros. Combateu parte da mídia que fez questão de imputar à Polícia Militar a responsabilidade pelos crimes e disse ser inadmissível culpar policiais antes de qualquer definição e ressaltou que enquanto for deputado estadual vai defender a PM e não irá admitir acusações infundadas contra a instituição.

Carlos Giannazi mencionou a aprovação de projeto, no Senado Federal, que rejeita o financiamento de campanhas eleitorais por empresas e afirmou que esta votação foi surpreendente, já que este financiamento havia sido aprovado anteriormente. Giannazi lembrou que isso é uma reivindicação de grande parte da população brasileira e citou os diversos escândalos de corrupção ocorridos no Brasil e em São Paulo. O deputado defende o financiamento público das campanhas, uma das lutas do PSOL e considera esta aprovação como um avanço importante no resgate da política no Brasil, rompendo com a influência das empresas no processo político e eleitoral no País.

Jooji Hato mencionou a reunião da Frente Parlamentar de enfrentamento ao crack e outras drogas, ocorrida nesta quarta-feira. Hato registrou a presença de diversos deputados no evento, assim como da médica psiquiatra Ana Cecília Marques, da Associação Brasileira para o Estudo do Álcool e outras Drogas - Abead. Em seguida, convidou os presentes à reunião para participar de congresso em Campos de Jordão entre os dias 23/9 e 26/9, para discutir o assunto com autoridades, médicos e especialistas.

Coronel Camilo defendeu a Corregedoria da Polícia Militar e parabenizou o coronel Levy, comandante da Corregedoria, pelo seu trabalho. Afirmou que a instituição não defende os policiais com desvios de conduta dentro da Polícia Militar, mencionando que há 14 policiais presos pela Corregedoria. Citou números a respeito do assunto e contou um caso de policial que durante sua folga defendeu cidadão e está internado.

Luiz Carlos Gondim mencionou o lançamento, no dia 9, da Frente Parlamentar em Defesa dos Agricultores do Tietê e exibiu fotos de encontro com pequenos agricultores. Cumprimentou o coronel Priel e o tenente coronel Romano, por conduzir os policiais desta Casa e citou sua participação, nesta quinta-feira, em reunião na Associação de Cabos e Soldados de Mogi das Cruzes com o sargento Viana, onde foi destacada a necessidade de trabalhar a prevenção às drogas com programas como o Proerd. Gondim considerou esse encontro como uma lição de educação em termos de prevenção de drogas e cumprimentou a associação de Mogi das Cruzes.

Carlos Giannazi informou ter apresentado projeto de lei, em tramitação nesta Casa, a respeito da instituição na rede estadual de São Paulo, de pagamento de hora-aula "janela". Afirmou que, apesar do professor não estar em sala de aula, continua trabalhando, e não recebe por isso. Giannazi destacou a necessidade de valorização do trabalho do professor e ressaltou que o Estado de São Paulo não cumpre a lei da jornada do piso salarial. O deputado pediu apoio aos deputados para que este projeto seja aprovado em caráter de urgência.

alesp