Deputado apresentou projeto de lei para realização de exame de mutação genética no SUS


04/09/2015 11:51 | Da assessoria do deputado Luiz Carlos Gondim

Compartilhar:


Para que as mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou ovário possam ter respaldo do Estado e salvar suas vidas, Luiz Carlos Gondim (SDD) apresentou na Assembleia Legislativa projeto de lei para que essas mulheres realizem exames de detecção de mutação genética dos genes BRCA1 e BRCA2, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na propositura apresentada pelo parlamentar, os exames deverão ser requisitados por médicos geneticista, mastologista ou oncologista, com a apresentação de laudo com histórico familiar de câncer de mama diagnosticado antes dos cinquenta anos, sendo: dois para parentes de primeiro grau ou três para parentes até segundo grau. Outra exigência, é que o histórico pessoal de câncer de mama tenha sido diagnosticado antes dos quarenta anos, no caso de dois tumores primários de mama ou de tumor de mama caracterizado como triplo negativo, diagnosticado antes dos cinquenta anos.

"O maior percentual de mortalidade dessa doença é na região sudeste. Sou médico ginecologista e sei que várias mulheres estão morrendo por causa desse tipo de câncer e com a realização desses exames, providências podem ser tomadas antes que os casos se tornem graves", concluiu.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) há estimativas para 2014/2015 que sejam diagnosticados 57.120 novos casos de câncer de mama no Brasil, com risco estimado de 56,09% casos a cada 100.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp