Questionamentos sobre aumento da letalidade policial


08/09/2015 14:34 | Da assessoria do deputado Raul Marcelo

Compartilhar:


Durante reunião da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da última quarta-feira, 2/9, o deputado Raul Marcelo (PSOL), questionou a secretário de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, sobre a letalidade da Polícia Militar e o prazo para a posse oficial do peritos criminais, já aprovados em concurso público.

Para o primeiro questionamento, o deputado argumentou que em 1999, das 35 pessoas mortas por dia, no Estado, uma era vítima da PM em serviço. Em 2014, o número absoluto de homicídios foi reduzido para 11, mas o número de pessoas mortas pela PM subiu para duas (em cada 11), aumentando a proporção. "Gostaria de saber, então, do secretário, qual é o plano ou programa para que nós possamos reduzir os índices de letalidade das polícias no estado de São Paulo", questionou.

Com relação à admissão dos peritos, Raul lembrou que na recente chacina de Osasco, pauta principal da reunião, a demora para a realização da avaliação pericial foi, inclusive, noticiada pela imprensa. Para ele, o motivo principal para o atendimento eficiente de uma situação grave como esta tem relação com a necessidade de o Estado contar com número suficiente de servidores capacitados para a demanda.

"Nós temos, atualmente, na Secretaria, ao menos 447 vagas para peritos criminais não preenchidas. A pergunta lançada, neste contexto, e que acho de fundamental importância, é: quando serão chamados os peritos criminais aprovados no concurso e que são jovens capacitados, querendo contribuir com a segurança pública."

raulmarcelo@al.sp.gov.br

alesp