Tribuna


10/09/2015 18:04 | Da Redação

Compartilhar:


CORONEL TELHADA - Lembra discurso em que faz paralelo entre a comoção pela morte de animais e de humanos. Desculpa-se com o deputado Jooji Hato por eventual ofensa cometida aos defensores dos animais.

WELSON GASPARINI - Defende a instalação de escolas profissionalizantes, em presídios. Revela estatística segundo a qual 60% dos presos, no País, são analfabetos. Lê e comenta matéria do jornal "Folha de S.Paulo", a respeito de fábrica de sapatos em penitenciária de Franca. Repudia o ócio dos detentos, a desfavorecer a recuperação e futura reinclusão social. Sugere a criação de convênios, com indústrias regionais, a fim de educar profissionalmente os presos.

CORONEL TELHADA - Anuncia a visita do coronel José Paulo, do coronel Gaspar, e do tenente Santini. Exibe foto de Policial Militar alvejado por disparo acidental de sua própria arma. Clama pela saúde do profissional. Homenageia a cabo Luzia Maria de Santana, servidora da Casa, que está em processo de aposentadoria.

EDSON GIRIBONI - Registra preocupação com o rebaixamento, da classificação do País, na seara econômica mundial. Lamenta a consequente repercussão negativa, na mídia globalizada. Lembra a responsabilidade dos parlamentares desta Casa, em prol do fortalecimento do Estado. Tece considerações a respeito da inflação, juros, e desemprego, no Brasil.

MARCOS DAMASIO - Discorre acerca da crise econômico-ficanceira que assola o País. Faz alusão à música "Que País é Esse?", de Renato Russo. Afirma que a realidade representa o descaso com a moral e a honestidade. Critica a paralisação das obras do Fórum do Distrito de Brás Cubas, em Mogi das Cruzes, por falta de pagamento. Clama ao Governo do Estado que cumpra o acordado.

JOOJI HATO - Comenta paradoxo entre a crise hídrica e prejuízos causados por intensas chuvas, como transmissão de doenças, por exemplo. Ressalta a relevância da implementação de pisos drenantes, como mecanismo de combate a enchentes. Defende a plantação de árvores frutíferas, em zona urbana, para atrair pássaros, naturais predadores de cupins.

CARLOS GIANNAZI - Repudia a aprovação, na Câmara dos Deputados, da manutenção do financiamento privado de campanhas eleitorais. Lamenta o que considera a consolidação de propinas e superfaturamentos, em contratos. Aduz que a política é refém das empreiteiras, detentoras de poder econômico. Critica seus pares por não serem atuantes na função fiscalizatória, desta Casa. Lamenta a não aprovação, de requerimento de sua autoria, de convocação de autoridades da Sabesp, a fim de debater a crise hídrica.

CARLOS NEDER - Manifesta-se favoravelmente à lei federal que tenciona responsabilizar pessoas jurídicas por atos praticados, por seus dirigentes, contra a Administração Pública. Afirma que o "decreto anticorrupção", anunciado pelo governador Geraldo Alckmin, é amparado pelo novo marco legal citado. Denuncia esquema de corrupção na Secretaria da Fazenda, conhecido a partir de delação de Alberto Youssef. Clama a seus pares que exerçam a função fiscalizadora, desta Casa, especialmente no âmbito das comissões.

CORONEL CAMILO - Afirma que ações governamentais são dependentes da Segurança Pública. Lastima o falecimento 46 policiais militares, neste ano. Informa visita à ASSPM - Associação dos Subtenetes e Sargentos da Polícia Militar, a fim de debater o incremento da categoria. Clama ao governador Geraldo Alckmin que valorize a classe policial. Cita casos de profissionais internados, alvejados durante o trabalho.

LUIZ CARLOS GONDIM - Discorre sobre o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Pequenos e Médios Agricultores da Região do Alto Tietê. Mostra vídeo sobre problemas enfrentados pela categoria. Sugere que o processo de financiamento para o setor seja facilitado. Destaca método de plantio, ensinado por representante de Israel, durante o lançamento da frente parlamentar. Agradece os sindicalistas que prestigiaram o evento. Considera importante a interlocução entre o setor e o governo do estado. Explica que políticas públicas adequadas gerariam emprego para quase 18 mil famílias só no Alto Tietê, podendo beneficiar, também, produtores de flores de Ibiúna.

CEZINHA DE MADUREIRA - Anuncia a visita do pastor Ismael Silva, presidente da Assembleia de Deus de São Carlos, acompanhado de sua esposa, pastora Elaine. Considera o reverendo uma das maiores lideranças do estado, cujo trabalho é voltado para o social. Parabeniza o casal pela atuação.

RAUL MARCELO - Defende que São Paulo tenha um Plano Estadual de Educação. Apresenta dados estatísticos do setor. Informa que mais de 1 milhão de paulistas são analfabetos. Acrescenta que apenas 38% de crianças entre 1 e 3 anos de idade estão matriculadas em creches. Menciona que somente 6% de estudantes de nível superior estão nas faculdades públicas. Tece críticas ao governador Geraldo Alckmin.

RAUL MARCELO - Faz reflexão sobre possíveis soluções para os problemas mencionados. Opina que é preciso reduzir o processo de privatização do ensino superior em São Paulo. Combate teor de plano de Educação enviado pelo governador, cuja lista de 23 metas não contempla, a seu ver, nenhuma melhoria para o Magistério. Propõe que sejam realizadas audiências públicas nas principais regiões do estado para discutir a Educação.

alesp