Deputado convida população para a Semana da Mobilidade


18/09/2015 15:39 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:


O 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Enio Tatto (PT), convida a população da cidade de São Paulo a participar da Semana da Mobilidade 2015, entre 18 e 25 de setembro. O evento pretende mostrar a mudança de postura de toda a sociedade paulistana no esforço para a redução de acidentes e por uma mobilidade urbana sustentável, segura e acessível que priorize o uso democrático do sistema viário pelos seus diversos atores: pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas/passageiros.

"Sob a égide do conceito de Mobilidade Urbana Sustentável está a prioridade à circulação dos pedestres e ciclistas em face da estrutura viária historicamente voltada à circulação de automóveis (transporte individual motorizado). Está, também, a necessidade de se priorizar e investir no transporte público coletivo", destaca o parlamentar, que também é o autor da Lei 12.136/2015, que consagrou o dia 22 de setembro como o "Dia sem Carros".

De acordo com a prefeitura, "priorizar o deslocamento seguro dos mais vulneráveis no trânsito, que são os pedestres e ciclistas (locomoção não motorizada), e zelar pelo interesse da coletividade é justamente o que a prefeitura da cidade de São Paulo, por meio da sua secretaria de Transportes, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da São Paulo Transporte (SPTrans), vem fazendo. Por isso, desde 2013, temos acompanhado e usufruído do investimento robusto na expansão das faixas exclusivas de ônibus e das ciclovias. Hoje, são mais de 480 km de faixas exclusivas implantadas e 356 km de estrutura cicloviária existente".

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana da Mobilidade é uma iniciativa dos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, do qual São Paulo, que sedia a empresa de trânsito mais antiga do país, faz parte.

"A programação, que é extensa, pode ser conferida no site do evento: http://semanadamobilidade.cetsp.com.br/index.htm", finaliza Tatto.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp