Tribuna


23/09/2015 20:37 | Da Redação

Compartilhar:


MARCOS MARTINS - Responsabiliza o governo estadual pela crise hídrica pela qual passa São Paulo. Tece críticas à Sabesp, por não resolver o problema dos vazamentos e não substituir as tubulações de amianto, que é um material cancerígeno. Menciona a realização de audiência pública, nesta Casa, acerca da poluição do Rio Tietê.

CORONEL TELHADA - Discorre a respeito do problema da falta de água, que, acrescenta, atinge todo o Brasil. Relata acidente, envolvendo um helicóptero, em Alagoas, que vitimou quatro policiais militares. Argumenta que a polícia está em guerra contra a criminalidade. Afirma que a corporação não é valorizada pela sociedade nem pelas autoridades.

ORLANDO BOLÇONE - Explica o funcionamento das comissões desta Casa aos visitantes presentes. Informa que, em 27/09, comemora-se o Dia Mundial do Turismo. Discorre sobre a importância do setor para a economia do País e suas oportunidades de crescimento, sobretudo no período das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Afirma ser necessário pensar no desenvolvimento sustentável.

RAFAEL SILVA - Critica a mídia por, a seu ver, falar pouco sobre a dívida pública brasileira. Questiona a tentativa do governo federal de trazer de volta a CPMF. Comenta o rebaixamento da nota do Brasil por agências internacionais de investimento. Declara ser difícil pensar em saídas para a crise que o País atravessa.

CARLOS GIANNAZI - Manifesta-se perplexo com o anúncio feito pela Secretaria da Educação a respeito da reorganização da rede estadual, que atingirá mais de um milhão de alunos. Critica a medida, que, a seu ver, deveria ter sido debatida com as comunidades escolares. Repudia declaração do secretário da Educação, que afirmou, em entrevista, que não haverá reajuste para os professores.

LUIZ CARLOS GONDIM - Relata que muitos pacientes são trazidos da região de Mogi das Cruzes até São Paulo para passar pela quimioterapia. Afirma que o tratamento poderia ser feito em Mogi das Cruzes, no Hospital Luzia de Pinho Melo. Menciona reportagem sobre o assunto. Pede que o programa Dose Certa seja estendido a municípios menores, ainda não atendidos.

WELSON GASPARINI - Discorre sobre campanha nacional, de iniciativa do Ministério Público Federal, para a coleta de assinaturas em apoio a um projeto de lei contra a corrupção. Elenca as medidas propostas. Alude a escândalos recentes de corrupção no Brasil. Afirma que é necessário que o governo federal tome medidas efetivas no sentido de conter a crise econômica.

SEBASTIÃO SANTOS - Ressalta a importância do esporte para a sociedade. Fala sobre as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Cita lei, aprovada por esta Casa, que regulamenta competições de artes marciais mistas em São Paulo.

CARLOS NEDER - Lembra homenagem prestada, quando no exercício da vereança, nesta Capital, a Ueze Zahran, proprietário da Copagaz. Lê e comenta texto do empresário, a respeito do manejo do gás de cozinha e a redução de explosões decorrentes de vazamentos. Defende o debate da dívida pública federal. Tece considerações sobre o risco do transporte do bem em caminhões-tanque, nas rodovias. Ressalta a relevância de norma que obriga empresas a realizarem vistorias em botijões, a fim de avaliarem a vida útil do recipiente. Clama pelo investimento em automação, no transporte do gás liquefeito de petróleo, em substituição ao trabalho manual.

CARLOS GIANNAZI - Critica decisão da Secretaria Estadual de Educação em modificar a estrutura da rede estadual de ensino, sem o debate com entidades representativas do setor e com este Parlamento. Lamenta anúncio de Herman Voorwald, secretário estadual de Educação, a respeito da impossibilidade de efetivar o reajuste salarial para servidores do setor, em razão de questões fiscais. Afirma que a medida afronta o art. 37 da Constituição Federal.

alesp