Melhorias no programa de capacitação profissional


24/09/2015 12:34 | Da assessoria do deputado André Soares

Compartilhar:


O governador Geraldo Alckmin quer ampliar a oferta de cursos de formação profissional, com concessão de bolsa de até um salário mínimo, a fim de capacitar a população para o mercado de trabalho ou para ter seu próprio negócio. Trata-se do novo Via Rápida, um programa social e educativo que, se aprovado na Assembleia Legislativa, ganhará novas modalidades para qualificação dos trabalhadores.

O deputado André Soares (DEM) apresentou mudanças importantes à proposta. O parlamentar quer que, na inscrição do programa, seja dada prioridade aos candidatos que estejam desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares. "O Via Rápida deve priorizar pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade social", argumenta Soares.

Além disso, ele sugeriu que o governo desenvolva projetos especiais de qualificação aos beneficiários do Renda Cidadã e para as famílias contempladas pelos programas habitacionais da CDHU.

O projeto também atende pessoas com deficiência, reeducandos em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário, objetivando a ressocialização do indivíduo.

Todas as mudanças promovidas serão analisadas pelas comissões na Assembleia Legislativa, e só depois a proposta será levada a Plenário, para votação dos parlamentares.

asoares@al.sp.gov.br

alesp