Opinião - Os municípios e o BNDES


29/09/2015 16:21 | Abelardo Camarinha*

Compartilhar:


Nós, os brasileiros, estamos assistindo a um recuo da economia nacional, a uma inflação galopante que está batendo à porta de milhões de famílias, junto com o desemprego. E cadê o patriotismo do governo? Cadê o juramento à Constituição Federal, o de governar para o povo, "... para os pobres", que o governo prometeu na campanha do ano passado?

Vejamos a situação do interior do país: em outros tempos o governador Franco Montoro, com muita sapiência, experiência e sabedoria, dizia que o povo não mora nem na União, nem no Estado, ele mora no município. Tenho recebido em nosso gabinete reclamações dos prefeitos, que estão falidos. E onde há o primeiro combate contra o recuo da economia? Quando tem problema de enchente, epidemia de dengue, problemas de segurança, de saúde, questões sociais de todos os tipos, onde é que o cidadão está? É nos municípios. Mas estes estão falidos.

É preciso dizer ao ministro Levy e à presidente Dilma que o povo não mora na União e sim nas vilas, nas periferias das grandes e pequenas cidades, que pagam o aumento no preço do bujão de gás, do hortifrutigranjeiro, da carne. Um vizinho de minha mãe, que mora em Marília, disse para ela que, já que o Camarinha é deputado, "tem que falar que os pobres não estão passando nem perto dos açougues". Coincidentemente, a JBS, que é a maior produtora de carne do Brasil, recebeu mais de 20 bilhões do BNDES. É uma empresa que ninguém conhecia, que contratou aquele artista da Rede Globo, o Tony Ramos, que aparece todos os dias na televisão para falar dos produtos da empresa, enquanto o preço da carne está nas alturas para os contribuintes. De onde vem a dinheirama para que eles façam essas propagandas e desenvolvam as empresas, mas que, porém, não chega aos mais pobres, os mais humildes? Vem do BNDES. Além disso, peguemos a Odebrecht, que, por telefone, conseguia bilhões.

Mas, quando falamos desse comportamento do governo na tribuna da Assembleia, seus representantes argumentam que esses empréstimos são para "fomentar o desenvolvimento". E o que é que eles estão fomentando? Centro e trinta mil pedreiros e outros milhares de brasileiros perderam seus postos de trabalho porque não está havendo obras e as atividades econômicas só diminuem. E os prefeitos " como o pequeno lavrador, o pequeno sitiante, o pequeno comerciante? Esses não têm jeito de chegar até o BNDES. Se forem, é capaz que não lhes sirvam nem um café. Enquanto isso, o metrô da Venezuela, os portos de Cuba, os aeroportos da África estão sendo construídos por empresas brasileiras, com dinheiro do BNDES.

Voltando à inflação: não sei onde vão buscar os números oficiais, uma vez que a inflação do pobre, do povo humilde e de quem mora na periferia passou dos 20%, e não sou só eu que digo. Pergunte ao funcionário que faz as compras desta Casa o preço do café, do açúcar, do detergente, do papel higiênico, de quanto foi o aumento de um ano para cá.

*Abelardo Camarinha é deputado estadual pelo PSB.

alesp