Audiências regionais vão debater Plano Estadual de Educação


30/09/2015 15:49 | Da assessoria do deputado João Paulo Rillo

Compartilhar:


Em reunião da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, na terça-feira, 29/9, foram definidas as cidades nas quais serão realizadas audiências regionais para debater o Plano Estadual de Educação (PEE). Sorocaba, Campinas, São José do Rio Preto, Bauru e Araraquara foram incluídas nos debates, além de mais uma audiência na Capital. A realização de audiências faz parte do acordo obtido por parlamentares de oposição e lideranças da Educação para garantir o aprofundamento da discussão sobre pontos polêmicos da proposta do governador.

"A proposta do governo reflete descaso com a Educação, característica das administrações tucanas", critica o deputado João Paulo Rillo (PT). O Projeto de Lei 1.083/15 foi apresentado por Alckmin à Assembleia em regime de urgência e desde o dia 17 de setembro, com o fim do prazo, vem sendo incluído automaticamente na Ordem do Dia.

Para evitar a votação, o deputado Rillo, as deputadas Márcia Lia (PT) e Leci Brandão (PCdoB) e os deputados Carlos Neder (PT) e Professor Auriel (PT) organizaram, em 16/9, audiência pública sobre o plano. Os parlamentares e lideranças da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), da UEE (União Estadual dos Estudantes), da UPES (União Paulista dos Estudantes Secundaristas), do Fórum Estadual da Educação, entre outras, conseguiram evitar que a Comissão de Educação aprovasse naquela mesma tarde o projeto do governo e obtiveram do presidente da Assembleia, deputado Fernando Capez, compromisso de não votar o PEE sem realizar audiências públicas regionais.

João Paulo Rillo vai presidir a audiência regional de São José do Rio Preto. Ele defende a criação de um organismo, com representantes dos diversos setores da educação, para sistematizar as propostas apresentadas nos seis encontros.

joaopaulorillo@al.sp.gov.br

alesp