Tribuna


01/10/2015 20:40 | Da Redação

Compartilhar:


ORLANDO BOLÇONE - Informa o aniversário da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, que completa 30 anos. Discorre sobre o histórico da entidade, voltada para a assistência a pacientes portadores do vírus HIV e a dependentes químicos. Dá ênfase à estrutura da instituição, composta por missões no exterior e obras de evangelização no Brasil, além de administrar hospitais e farmácias. Parabeniza a associação pelo trabalho realizado.

CARLOS GIANNAZI - Discorre sobre a proposta do governador Geraldo Alckmin, de reestruturação da rede estadual de ensino. Tece críticas à iniciativa que, segundo ele, trará muitos transtornos à população. Cita escolas que já se manifestaram contra a decisão, que prevê, também, o possível fechamento de centenas de unidades de ensino.

WELSON GASPARINI - Faz coro ao discurso do deputado Carlos Giannazi, acerca da reestruturação da rede pública de ensino. Reflete sobre os problemas na área da Educação. Propõe a ampliação do debate sobre o assunto, no sentido de se implantar um sistema moderno, que contemple melhores salários ao Magistério. Informa que fará visitas às escolas. Pede cautela à Secretaria de Educação, quanto à implantação das mudanças previstas.

CORONEL CAMILO - Reflete sobre a necessidade de avanços na Segurança Pública. Defende a implementação do Ciclo Completo de Polícia, modelo que permite à mesma corporação executar as atividades de patrulhamento e de investigação, podendo oferecer provas ao Ministério Público para efetivar uma denúncia. Dá conhecimento de evento que ocorrerá, neste Parlamento, promovido pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, visando o aprofundamento do tema. Destaca a redução nos índices de criminalidade no Estado.

JOOJI HATO - Tece comentários sobre o PLC 50/15, que institui a diária especial por jornada extraordinária de trabalho policial civil aos integrantes da Polícia Civil. Lê a íntegra da propositura. Apresenta proposta de alteração da matéria. Pede o apoio de seus pares, no sentido de que o projeto seja aprovado, com a emenda sugerida.

WELSON GASPARINI - Apela ao governador Geraldo Alckmin que viabilize a criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Apresenta argumentos que justificam, a seu ver, a iniciativa. Lembra que estudos técnicos já apontam a viabilidade do projeto.

CARLOS GIANNAZI - Comenta aspectos do PLC 51/15, que prevê a contratação temporária de docente; discorre sobre o assunto. Tece críticas à matéria, por não ter garantido aos professores da Categoria O o direito de utilizar o Iamspe. Apela ao Executivo que prorrogue o prazo de contrato de trabalho desses educadores.

JOOJI HATO - Informa que nesta quinta-feira se comemora o Dia do Idoso, parcela da população que saúda. Defende que os idosos sejam tratados com respeito. Combate a cobrança de altas mensalidades de planos de saúde dessa categoria.

CORONEL CAMILO - Faz reflexão sobre os três princípios básicos que regem a Polícia Militar do Estado de São Paulo: o respeito aos direitos humanos; o modelo de polícia comunitária; e uma gestão pela qualidade. Destaca o trabalho realizado pelos Conselhos Comunitários de Segurança. Fala sobre características do policiamento comunitário, que visa a uma atuação inteligente. Sugere que o cidadão participe de investigações, trazendo informações à Polícia.

CARLOS GIANNAZI - Tece críticas à Educação pública. Combate ações do governador Geraldo Alckmin e da presidente Dilma Rousseff voltadas para o setor. Repudia a terceira troca de ministros da pasta, em nível federal. Lamenta a saída de Renato Janine do Ministério da Educação.

alesp