Programa de Combate à Violência de Gênero é aprovado


02/10/2015 15:07 | Da assessoria da deputada Beth Sahão

Compartilhar:


A Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia aprovou, nesta quinta-feira, 1º/10, o Projeto de lei 249/2014, que cria o Programa Estadual de Combate e Prevenção à Violência de Gênero nas Escolas Públicas Paulistas.

A proposta, da deputada Beth Sahão (PT), teve parecer favorável do relator Teonilio Barba (PT), que acabou sendo seguido pelos colegas de comissão. "A aprovação nessa instância representa uma importante vitória, pois sinaliza que essa iniciativa é viável para o Estado financeiramente", afirma a parlamentar.

O objetivo do projeto é conscientizar os estudantes sobre os impactos trazidos pela violência de gênero e também combater a cultura machista que ainda permeia parte da sociedade. "A cada minuto, quatro mulheres são agredidas no Brasil. Entre 1980 e 2012, 91 mil mulheres foram assassinadas em todo o país. Desse total de crimes, 43 mil ocorreram somente na última década. Esses dados, por si só, deixam claro que precisamos atacar o problema na raiz, que é a educação", afirma a deputada.

O projeto prevê a realização de campanhas educativas periódicas nas escolas e nos meios de comunicação, assim como o desenvolvimento de ações sistemáticas com as famílias das vítimas e dos agressores. "O trabalho de base é fundamental para consigamos mudar as mentalidades. Ninguém nasce machista. As crianças são ensinadas a pensar assim. Por isso mesmo, é dever do poder público mostrar a elas outro caminho, um mundo em que homens e mulheres podem conviver com igualdade", afirma Beth.

O texto ainda precisa ser analisado por outras comissões permanentes da Casa, antes de seguir para votação em plenário.

bsahao@al.sp.gov.br

alesp