Deputado pede ajuda para salvar a Santa Casa de Cruzeiro


01/10/2015 19:10 | Da assessoria do deputado Luiz Carlos Gondim

Compartilhar:


Para tentar salvar a Santa Casa de Cruzeiro, que foi fechada nesta quinta-feira, 1º/10, o deputado Luiz Carlos Gondim, líder do Solidariedade, solicitou aos 93 deputados que doem R$ 40 mil das suas emendas para a entidade. "Tenho certeza que os meus colegas não negariam. Não podemos aceitar que a população seja prejudicada dessa maneira."

O apelo do parlamentar foi baseado na notícia que recebeu do secretário da Saúde do município de Cruzeiro informando que a Santa Casa da cidade, a partir de hoje, está fechada por falta de recursos financeiros. "Sou médico e não posso aceitar que isso aconteça. Essa Santa Casa atende os 80 mil habitantes de Cruzeiro e mais 150 mil das 11 cidades da região, sem falar no problema de localidade. A cidade não tem acesso fácil para outras Santas Casas de alta complexidade. Não tem como deixar de atender esses pacientes", disse.

"A Santa Casa de Cruzeiro tem mais de 100 anos e não pode parar de uma hora para outra, deixando de atender 230 mil pessoas que procuram a instituição. Não tem como mandar essas pessoas simplesmente se virarem para serem atendidas. É uma pena os deputados não terem o poder da caneta para dar uma emenda, pois isso depende do governador. Tem que parar com esse cabo de força entre o ministro e secretário da Saúde", argumentou Gondim.

O deputado destaca que vem há mais de seis meses alertando sobre esse assunto. "Toda semana estou na Secretaria da Saúde para falar de uma Santa Casa que está com dificuldades financeiras. Não é justo que a população pague pelos erros das administrações públicas. Por favor, senhores governantes, não fechem as santas casas."

Gondim salientou ainda que as santas casas de Lorena, Ubatuba, Guaratinguetá e Jacareí também estão à beira do fechamento.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp