2º secretário destaca importância da campanha Outubro Rosa


02/10/2015 15:44 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:


O 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM), reiterou a importância do Outubro Rosa, campanha instituída em nível mundial a fim de alertar a comunidade a respeito do câncer de mama, conscientizar sobre a necessidade do autoexame, além de destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Durante o mês, o parlamentar lembrou que diversos órgãos e entidades, inclusive a Secretaria da Saúde, irão promover atividades alusivas à campanha. "As ações do governo do Estado receberam o apoio da Assembleia Legislativa, que também irá realizar um trabalho direcionado aos seus servidores e colaboradores", completou.

Mais comum entre as mulheres, a maioria dos casos de câncer de mama tem sido diagnosticada em estágios bastante avançados. No Brasil, segundo Edmir Chedid, as taxas de mortalidade pela enfermidade continuam elevadas, exigindo cada vez mais atenção à necessidade do diagnóstico precoce, que, aliado ao tratamento adequado, possibilita melhores resultados ao paciente.

"O câncer de mama é causado pela multiplicação anormal das células da mama, que formam um tumor maligno. Os sintomas consistem em alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante à casca de laranja. Secreção no mamilo e nódulo endurecido e fixo no seio também são sinais de alerta", disse o parlamentar.

echedid@al.sp.gov.br

alesp