Apoio à interligação das represas Jaguari e Atibainha


07/10/2015 16:29 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:


O 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM), manifestou no dia 6/10, apoio à iniciativa do governador Geraldo Alckmin de autorizar a Sabesp a dar início às obras de interligação das represas Atibainha (Sistema Cantareira) e Jaguari (Bacia do Paraíba do Sul). A cerimônia de assinatura ocorreu, no dia 2/10, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Durante a cerimônia, o governador disse que a ligação das bacias Paraíba do Sul e Cantareira é "uma obra necessária que aumenta a segurança hídrica da Região Metropolitana de São Paulo e de Campinas".

O parlamentar explicou que a obra permitirá transferir uma vazão média de 5,13 m³ por segundo " capacidade máxima de 8,5 m³ por segundo " da represa Jaguari para a Atibainha. "A obra estará pronta para funcionar em 18 meses, no sentido da Jaguari para Atibainha, reforçando o Sistema Cantareira", destacou.

Já no sentido inverso, de Atibainha para a Jaguari, atendendo Vale do Paraíba, a transferência deverá ser iniciada após a conclusão da obra. O transporte da água captada entre as represas ocorrerá de duas maneiras, com uma adutora de 13,4 quilômetros de extensão e um túnel de 6,1 quilômetros. Entre os dois trechos haverá um tubo-túnel, uma estrutura de transição. O sistema também contará com estação elevatória e subestação elétrica. "Uma obra fundamental ao abastecimento da população dessas regiões", concluiu Edmir Chedid.

echedid@al.sp.gov.br

alesp