Projeto - Hospitais que atendem jovens alcoolizados devem acionar Conselho Tutelar


07/10/2015 17:14 | Da assessoria do deputado Cezinha de Madureira

Compartilhar:


O Projeto de Lei 1107/2015, de autoria de Cezinha de Madureira (DEM), obriga hospitais a comunicarem o Conselho Tutelar sobre atendimentos feitos a jovens alcoolizados, ainda que o paciente não concorde com a medida. De acordo com o deputado, é de conhecimento público que o consumo de álcool por menores nas chamadas baladas está cada vez mais fora de controle.

"Sensível a este grave problema social resolvi agir em favor dos pais e dos próprios adolescentes, já que muitas vezes não se tem o discernimento do quanto o consumo de álcool pode prejudicar a saúde", afirma o deputado.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o álcool mata 320 mil jovens todos os anos ao redor do mundo. No Brasil, mais de 60 tipos de doenças, ainda de acordo com a OMS, estão ligadas ao alcoolismo. Além disso, a maioria dos jovens que iniciam o uso de drogas mais pesadas relatam que o álcool foi a porta de entrada. "Muitas vezes os pais nem ficam sabendo do consumo de bebidas alcoólicas por parte dos filhos. Neste caso, passa a ser responsabilidade do Conselho Tutelar alertá-los sobre o assunto", finaliza o deputado.

O projeto já passou pelas comissões de Constituição e Justiça e de Saúde. Cezinha de Madureira espera que os colegas compreendam a gravidade do problema e apela para que o PL 1107/2015 se torne lei o quanto antes.

cezinhademadureira@gmail.com

alesp