Alerta sobre possível fechamento de escolas


13/10/2015 10:13 | Da assessoria do deputado João Paulo Rillo

Compartilhar:


João Paulo Rillo, durante sessão legislativa na câmara municipal de São José do Rio Preto realizada nesta terça-feira, 13/10, criticou a proposta do governo do Estado na área da educação, medida que promoverá a divisão por ciclos. Segundo o parlamentar, essa medida levará ao fechamento de escolas.

O deputado afirma que a divisão por ciclos vai entrar em vigor a partir do ano que vem e, segundo a Secretaria de Educação, deve transferir um milhão de alunos. A Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) estima o fechamento de aproximadamente mil escolas, com a consequente demissão de professores e servidores.

"Quem fecha escolas, abre presídios", destacou Rillo, membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. Para ele, a proposta da Secretaria de Estado da Educação de reorganizar por ciclos as escolas deveria ser precedida de debates com a comunidade escolar e, uma vez aprovada, entrar em vigor com prazo suficiente para pais, alunos e professores não serem surpreendidos.

Pouco antes de o deputado ocupar a tribuna, foi aprovada moção de repúdio ao governador, contrária à iniciativa. A moção é de autoria dos vereadores Marco Rillo e Celi Regina.

Em frente à câmara, alunos de escolas da rede estadual protestam contra iniciativa do governo. O ato foi organizado pela Aspa (Associação de Pais e Alunos de Rio Preto) e teve o apoio da Afuse (Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação) e da Apeoesp, também representadas no protesto. Na região, pais e alunos de Catanduva, Votuporanga e Rio Preto se juntaram às manifestações, que vêm ocorrendo em todo Estado contra a proposta.

joaopaulorillo@al.sp.gov.br

alesp