Opinião - É hora de moral e de civismo


13/10/2015 11:50 | Welson Gasparini*

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Vivemos um momento no qual o governo federal discute o chamado Plano Nacional de Educação e o governo estadual o Plano Estadual de Educação. Acho que também os municípios deveriam iniciar, imediatamente, a discussão dos Planos Municipais de Educação e tudo isso, a meu ver, deveria ser feito de forma integrada. São temas muito sérios e, conforme focalizei em pronunciamento recente na tribuna da Assembleia, não devem ser discutidos às pressas ou de forma atropelada. Devemos ouvir os diversos setores, notadamente aqueles reconhecidos como brilhantes no campo educacional, para que eles apresentem seus argumentos sobre o caminho correto a ser seguido pelos planos em fase de elaboração.

Eu tenho a ideia de que deveríamos, com urgência, colocar no sistema de ensino do Estado de São Paulo a matéria Educação Moral e Cívica, e, inclusive, já quis apresentar projeto nesse sentido na Assembleia, mas fui demovido pelo argumento das áreas técnicas do Legislativo sob o argumento de que esse projeto deveria ser de autoria do Poder Executivo. Como o governador não mandou nenhum projeto neste sentido, o que posso fazer, de imediato, é sugerir a discussão do tema. Quando vier à Assembleia Legislativa para ser discutido o Plano Estadual de Educação, pretendo desenvolver essa luta ao lado de colegas deputados que já declararam o propósito de nos apoiar. Tenho certeza de que conseguiremos incluir, no Plano Estadual de Educação, a matéria Educação Moral e Cívica.

É uma matéria muito importante num momento em que o país vive uma crise moral muito grande. O comerciante vai vender um produto e, em vez de colocar um quilo, coloca 900 gramas; ainda chega ser considerado "esperto", e não "desonesto". Esse é um furto pequeno, mas, em todas as categorias, encontramos malandros, mesmo entre juízes, delegados, policiais, médicos. Isso acontece, lamentavelmente, em todas as classes. Tem muita gente achando que, ao surrupiar dinheiro do seu próximo ou dinheiro público, está sendo inteligente quando, na verdade, por estar roubando, é ladrão mesmo. Conceitos de honestidade podem ser ensinados nas escolas, assim como os de respeito à Pátria e ao próximo. As crianças, desde pequenas, podem aprender a importância dos procedimentos morais e éticos de forma a, quando crescerem, se tornarem pessoas aptas a ajudar o Brasil a ter um futuro melhor.

Também é importante desenvolver a parte cívica; nossas escolas voltarem a hastear a Bandeira Nacional com os alunos, antes do início das aulas, pelo menos uma vez por semana, cantando o Hino Nacional. Se perguntarmos a muitos estudantes se eles sabem cantar o Hino Nacional, é provável que não saibam, sequer conhecendo a sua letra.

De qualquer forma, reitero o meu apelo ao governador Alckmin para, como forma de abreviar esse roteiro, para encaminhar à Assembleia projeto de lei criando no currículo escolar do Estado a disciplina Educação Moral e Cívica, que terá, acredito, aprovação unânime por parte dos deputados; vivemos uma hora, afinal, na qual muito se fazem necessários moral e civismo...

*Welson Gasparin é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

alesp