Instituições financeiras e planos de saúde deverão descomplicar cancelamentos


15/10/2015 10:11 | Da assessoria do deputado André Soares

Compartilhar:


Uma reclamação muito comum entre os consumidores é a dificuldade na hora de efetuar cancelamentos de serviços bancários ou planos de saúde. Tal situação é tão complexa que André Soares (DEM) chegou a receber reclamações em seu gabinete de pessoas que demoraram até 10 meses para cancelar tais serviços.

Por esse motivo, o parlamentar criou um projeto que tem como finalidade obrigar os bancos e planos de saúde a oferecer o cancelamento de seus serviços por meio da Rede Mundial de Computadores " Internet, Correios e Telefone, sem que necessite passar por um atendente. Além disso, para os serviços bancários a suspensão também poderá ser realizada através do caixa eletrônico.

Hoje em dia, a lei que regulamenta o assunto não é clara, além de burocrática, o que acaba prejudicando o cliente na hora do cancelamento. "Todas essas empresas já utilizam meios tecnológicos para oferecer seus serviços, é justo utilizá-los também para efetuar o cancelamento de forma rápida", justifica Soares.

O PL 1327/2015 que foi protocolado recentemente ainda precisa ser aprovado nas comissões e no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para então ser encaminhado ao governador Geraldo Alckmin que analisará a proposta.

asoares@al.sp.gov.br

alesp