Opinião - Região metropolitana de Ribeirão Preto já!


20/10/2015 11:00 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


A luta pela transformação da região de Ribeirão Preto em região metropolitana não é de agora e tem mobilizado algumas das nossas mais expressivas lideranças políticas e comunitárias, todas elas motivadas por um ideal: o desenvolvimento econômico e social harmônico e integrado de todos os municípios que a constituem. Usando da tribuna da Assembleia, na última semana, reiterei meu apelo ao governador Alckmin pedindo-lhe a assinatura do projeto de lei criando a região metropolitana de Ribeirão Preto. E não fiz esse pedido sem uma base técnica, sem os estudos necessários demonstrando porque a região de Ribeirão Preto pode e deve ser transformada em região metropolitana.

Eu insisto muito nisso porque, como ex-presidente da Associação Brasileira de Municípios, tive a oportunidade de participar de vários cursos na Alemanha, nos Estados Unidos e em outros países nos quais senti a importância do planejamento não isolado de uma cidade. Esse planejamento, conforme constatei, tem de ser feito de forma integrada e a região metropolitana torna essa integração possível. Voltei a insistir tendo ainda outra motivação: a análise do setor responsável que analisou todos os documentos e concluiu pela viabilidade técnica da efetivação da região metropolitana de Ribeirão Preto.

O governador, fiz questão de ressaltar, já fez muito por Ribeirão Preto e pela nossa região. Daquela tribuna eu o tenho elogiado pelo muito que já fez: na realidade, Ribeirão Preto ganhou muito do seu governo: de uma só vez ele nos deu, na interligação da avenida Castelo Branco com a rodovia Anhanguera, oito viadutos; deu quatro escolas novas e mais uma faculdade, uma Fatec de grande importância para nossa cidade; além disto, ainda liberou verba para o término da construção do Hospital da Criança de Ribeirão Preto.

Reiterei o meu orgulho em pertencer ao PSDB e de ser vice-líder do governo na Assembleia; de tê-lo como um exemplo de governante capaz e honesto, qualidades fundamentais num administrador público. Mas, também, a importância da criação da região administrativa porquanto um planejamento feito em conjunto terá todas as possibilidades de terminar com problemas hoje existentes em algumas cidades perturbando outras. São, afinal, mais de 30 cidades e, eu tenho certeza, os prefeitos, os vereadores e todos os munícipes estão esperando com grande ansiedade esse planejamento integrado que se tornará realidade mediante a assinatura do projeto de lei transformando a região de Ribeirão Preto em região metropolitana.

Pelo muito que já fez, pelo muito que ainda vai fazer e, principalmente, ao concretizar a criação da região metropolitana de Ribeirão Preto, Alckmin ficará marcado como o governador que mais realizou e mais contribuiu para o desenvolvimento econômico e social de Ribeirão Preto e das cidades desta nossa pujante região.

Falta, portanto, para coroar tudo o que fez e continua fazendo por nossos municípios, Alckmin atender ao nosso apelo e efetivar a transformação da região de Ribeirão Preto em região metropolitana!

*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp