Audiência do Plano Estadual de Educação em Campinas


21/10/2015 17:58 | Da assessoria do deputado João Paulo Rillo

Compartilhar:


A audiência pública regional do Plano Estadual de Educação (PEE), realizada nesta quarta-feira, 21/10, na Câmara Municipal de Campinas, reuniu estudantes, professores e representantes de coletivos em defesa da diversidade. O combate ao preconceito, inclusive de gênero, é um dos temas mais polêmicos no debate sobre o PEE. Para os estudantes, é condição para reduzir a evasão escolar em São Paulo.

Ângela Meier, presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes), argumentou sobre a necessidade de a escola refletir a diversidade racial, cultural, social e de gênero da sociedade. "A juventude não se reconhece na escola", concluiu. Além de outros representantes de estudantes, o defensor público Edgar Perini Neto, representante de coletivos contra a discriminação e preconceito, em defesa da infância e da adolescência e dos direitos das mulheres, também falou sobre o combate ao preconceito. Mariana Conti, do Coletivo Rosa Lilás, afirmou: "a discussão sobre gênero é fundamental para nós, mulheres. É uma forma de questionar a violência do machismo". Fábio Santos de Moraes, da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação, alertou o público para "não ignorar o fato de que existem preconceito e discriminação dentro da escola em forma de bullying por conta da raça, opção sexual, condição social ou econômica".

Durante o encontro, foram registradas diversas manifestações contra a divisão das escolas por ciclos. O deputado João Paulo Rillo (PT) alertou que a reorganização é uma antecipação do PEE e deveria ser efetivada somente após debate e aprovação da comunidade escolar.

joaopaulorillo@al.sp.gov.br

alesp