Opinião - A educação e o Estado de São Paulo


22/10/2015 10:46 | Márcia Lia*

Compartilhar:


Para a construção de uma sociedade mais autônoma é imprescindível que os investimentos em educação sejam robustos, porque é necessário aprimorar o ensino, contratando e melhor remunerando os professores, rediscutindo conteúdo e a abordagem dos alunos, bem como reestruturar a rede física que serve ao ensino. Em São Paulo, caminhamos justamente na contramão dessa premissa. Vivenciamos uma verdadeira convulsão social em relação à educação pública.

Enquanto o governo federal, por meio do Programa Nacional de Educação, reforça critérios para investimentos crescentes na educação brasileira, o Estado mais rico da nação reduz ano a ano os investimentos na área.

Há necessidade da compreensão do governo de que, para construir um sistema educacional de qualidade, os recursos são fundamentais, posto que hoje o Estado investe menos de 4% do seu PIB, investindo abaixo até mesmo da média de outros estados.

Melhor remuneração aos professores, melhores condições de trabalho e menos alunos por salas de aula são determinantes para a construção de uma educação de qualidade que o nosso Estado merece.

Na Assembleia Legislativa encontra-se em discussão o Plano Estadual de Educação, o Projeto de Lei 1,083/2015, que poderia e deveria ser um planejamento educacional para os próximos dez anos, melhorando o ensino público em todas as suas esferas.

Contudo, o que se percebe e se debate neste momento é um plano enviado em "regime de urgência", com deficiências estruturais insanáveis a permanecer como se encontra, que precisa ser debatido com a sociedade, com a comunidade escolar e com todos aqueles que militam na educação deste Estado.

As deficiências vão desde a falta de indicação dos recursos necessários para a implementação das metas lá declinadas, da necessária ampliação das creches, à superficialidade quanto à educação superior, ensino técnico e tecnológico.

Se desejamos a melhoria na qualidade do ensino e a superação do analfabetismo funcional, temos de compreender que a gestão democrática da educação e que os processos construtivos têm necessariamente que ser dialogados com a sociedade. É questão impositiva.

Para a universalização da educação, temos que combater com efetividade as desigualdades entre homens e mulheres, brancos e negros, pessoas com deficiência, discriminação por orientação sexual, religiosa e identidade de gênero.

Afinal, a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária tem que compreender todas as suas diversidades. O PEE está em debate e precisamos transformá-lo no planejamento de uma educação transformadora e libertadora, para o exercício pleno da nossa cidadania.

*Márcia Lia é deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores.

alesp