Projeto - Deputado propõe Programa Estadual de Doação de Livros


23/10/2015 17:44 | Da assessoria da 1ª Secretaria

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), apresentou o Projeto de Lei 1362/2015, que institui o Programa Estadual de Doação de Livros literários e paradidáticos - PEDLivros. O projeto tem o objetivo de proporcionar aos alunos do ensino médio da rede pública estadual, por meio da doação de livros e de programas de estímulo à leitura, a oportunidade de acesso ao mundo literário.

"O programa também prevê ações de envolvimento de órgãos e entidades do Estado que atuam na área da educação, bem como de instituições privadas, organizações não governamentais e de outros interessados na formulação, no monitoramento, na fiscalização e na gestão das políticas públicas de educação", comenta o parlamentar.

O deputado acrescenta: "atualmente, no Estado de São Paulo, existem pouco mais de cinco mil escolas, para atender mais de quatro milhões de alunos, segundo dados da Secretaria da Educação. A melhoria dos indicadores de letramento e de hábitos de leitura, por meio de políticas públicas para a área, é fundamental para elevar a qualidade do ensino".

"A leitura é um bem essencial para o exercício da cidadania, para a tomada de decisões face à complexidade do mundo atual. Determinante no desenvolvimento cognitivo, na formação cultural, no acesso à informação e ao conhecimento, na expressão e no juízo crítico, entre outros domínios, é uma competência básica que todos os indivíduos devem adquirir. Daí a importância de desenvolvermos ações consistentes de promoção à leitura e de acesso ao livro", conclui Enio Tatto.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp