Opinião - Outubro Rosa, Novembro Azul: fundamental é prevenir!


27/10/2015 11:07 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


O bem supremo de qualquer ser humano, sem a mínima dúvida, é a saúde; tê-la chega a ser, mesmo, uma graça divina; mantê-la uma obrigação de qualquer um de nós. A medicina, felizmente, evoluiu o suficiente para ensejar a prevenção de doenças que podem ser evitadas a partir de cuidados simples mas essenciais...

Entre esses cuidados podemos apontar o teste do pezinho (feito 48 horas após o nascimento), obrigatório e gratuito no SUS, quando o sangue do bebê é colhido a partir de um furinho, o que possibilita a detecção de doenças genéticas que podem se manifestar na criança no futuro, permitindo o tratamento antes que os sintomas apareçam e se tornem irreversíveis, como no caso da deficiência mental; audiometria (triagem auditiva), feito por um fonoaudiólogo para avaliar a audição da criança recém-nascida; hemograma e colesterol (que deve ser realizado a partir do primeiro ano de vida em crianças com antecedentes familiares) etc.

Também ganha relevo nessa prevenção o teste da linguinha, que, através de lei municipal proposta pelo meu filho, vereador Maurício Gasparini, deve ser realizado gratuitamente em todos os recém-nascidos nas maternidades públicas e privadas de Ribeirão Preto. Trata-se de um exame realizado em bebês, recém-nascidos, com o objetivo de detectar se existe alteração na membrana ligando a parte inferior da língua ao assoalho (ou base) da boca; caso seja constatada a língua presa, um pequeno corte na membrana é feito. A realização do teste da linguinha é de extrema importância para o desenvolvimento infantil e precisa ser feito nos primeiros dias do bebê para detectar eventuais problemas na amamentação e no desenvolvimento da fala. Como o bebê ainda não tem o corpo formado, uma correção na boca, ainda nos primeiros dias de vida, será absorvida naturalmente. O exame é simples e rápido. Enquanto o bebê está mamando, o fonoaudiólogo ou outro profissional de saúde capacitado faz a avaliação anatômica e da força de sucção, além de análise dos batimentos cardíacos, da respiração e da saturação do oxigênio.

Outros exames preventivos, igualmente, são fundamentais, daí a ocorrência de eventos como o Outubro Rosa, voltado para a prevenção do câncer da mama, e agora, na sequência, do Novembro Azul, visando a detecção precoce do câncer da próstata, num movimento iniciado na Austrália, em 2003, por conta do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro). Como no Outubro Rosa, alguns monumentos também mudam sua iluminação para a cor azul durante o mês de novembro.

Prevenir, conforme recomenda a sabedoria popular, é muito melhor do que remediar, mais ainda quando, sabidamente, certas doenças, uma vez instaladas no organismo, são irremediáveis. Para que, pois, nos submetermos a riscos desnecessários quando podemos evitá-los mediante simples e objetiva prevenção?

*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

alesp