Regulamentação da profissão de analista de relações internacionais


27/10/2015 11:43 | Da assessoria do deputado André Soares

Compartilhar:


A Moção 44/2015, de autoria de André Soares (DEM), que solicita a regulamentação da profissão de analista de relações internacionais ou internacionalista, foi recebida pelo gabinete da presidente da República, Dilma Rousseff.

O documento protocolado foi encaminhado para a Secretaria de Governo da Presidência da República para análise, através de um memorando interno. O parlamentar encaminhou o pedido por acreditar na importância de se regularizar a profissão.

O profissional graduado em relações internacionais tem como principal atribuição conduzir as relações entre povos, nações e empresas. Sua função é promover o entendimento para facilitar acordos políticos, militares, econômicos e culturais, abrindo caminho para exportações, importações e acordo entre países, tanto na iniciativa privada como em instituições governamentais.

A internacionalização da economia amplia o campo de atuação desse profissional, que pode trabalhar em ministérios, embaixadas e ONGs.

"O internacionalista se destaca por ter uma visão integrada dos fenômenos verificados além das fronteiras dos Estados. Essas pessoas também possuem uma densa formação de história e conhecimentos relevantes nas áreas de cultura e formação social que são cada vez mais importantes dentro do mundo globalizado", afirmou o deputado.

asoares@al.sp.gov.br

alesp